Veja doenças que podem ser causadas pela má alimentação

02 de Dezembro 2022 - 05h23
Créditos:


Já estamos cansados de saber que uma má alimentação traz riscos ao nosso corpo. Dessa forma, o consumo excessivo de açúcares refinados, sódio ou gorduras consideradas "ruins" em sua alimentação pode aumentar o risco de certas doenças, entretanto, optando por uma alimentação saudável você pode reduzir o risco de doenças cardíacas, derrame, diabetes e outras condições de saúde.

É considerada uma alimentação saudável, em sua maioria, alimentos in natura, rica em vegetais, frutas, grãos integrais e laticínios sem gordura ou com baixo teor de gordura; além de carnes magras, aves, peixes, feijões, ovos etc.

Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association analisando dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição do CDC, dos EUA, (NHANES) e dados nacionais de mortalidade específica por doença, teve como objetivo entender melhor como diferentes componentes dietéticos afetam o risco de morte por essas doenças.

Os pesquisadores investigaram as relações de 10 alimentos e nutrientes diferentes com mortes relacionadas a doenças cardíacas, AVC e diabetes tipo 2. Eles também compararam dados sobre idade, sexo, etnia e educação dos participantes. Descobriram que quase metade de todas as mortes nos Estados Unidos em 2012 causadas por doenças cardiometabólicas estavam associadas a hábitos alimentares abaixo do ideal.

Doenças associadas a má alimentação 

Obesidade. De acordo com uma pesquisa do National Center of Health Statistics de 2003, cerca de 65,2% dos adultos americanos têm sobrepeso ou obesidade como resultado de má nutrição. E aqui no Brasil não fica muito longe, entre 2006 e 2019, dados do sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) mostraram maior prevalência de excesso de peso entre brasileiros (de 42,6% para 55,4%) e de obesidade (de 11,8% para 20,3%). O excesso de gordura corporal coloca as pessoas em risco de desenvolver uma série de distúrbios e condições, algumas delas com risco de vida.

Hipertensão. Os Institutos Nacionais de Saúde relatam que a hipertensão é um dos possíveis resultados da má nutrição. A hipertensão frequentemente não é detectada e, portanto, não é tratada até desencadear um dano ao corpo. A ingestão de junk food, frituras, sal, açúcar e alimentos refinados podem causar hipertensão.

Colesterol alto e doenças cardíacas. A má nutrição pode contribuir para o aumento do colesterol, que é um dos principais contribuintes para doenças cardíacas. Os Institutos Nacionais de Saúde relatam que mais de 500 mil pessoas nos Estados Unidos morrem a cada ano devido a doenças cardíacas, que podem ser causadas por uma dieta rica em gordura; e, em todo o Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas apresentam alguma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil morrem por ano, o que corresponde a cerca de 30% das mortes de brasileiros. Alimentos com alto teor de colesterol contêm uma grande quantidade de gordura saturada; incluindo sorvete, ovos, queijo, manteiga e carne bovina.

Diabetes. O diabetes também pode estar ligado à má nutrição. Algumas formas da doença podem resultar do consumo de uma dieta rica em açúcar e gordura, levando ao ganho de peso. Dados da Federação Internacional de Diabetes revela que o número de pessoas com a doença aumentou em 74 milhões, totalizando 537 milhões de adultos no mundo em 2021. No Brasil, as estimativas mais recentes somam 16,8 milhões de pessoas com a doença, cerca de 7% da população.

Derrame. Um derrame causado por uma placa que se acumula em um vaso sanguíneo e depois se desprende como um coágulo que viaja para o cérebro e cria um bloqueio pode estar relacionado à má nutrição. Os derrames danificam o cérebro e prejudicam o funcionamento, às vezes levando à morte. Alimentos ricos em sal, gordura e colesterol aumentam o risco de derrame.

Gota. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, a má nutrição pode levar à gota. Com a gota, o acúmulo de ácido úrico resulta na formação de cristais nas articulações e o inchaço doloroso associado à gota pode levar a danos permanentes nas articulações. Uma dieta rica em gordura ou colesterol pode causar gota. Alguns frutos do mar —sardinhas, mexilhões, ostras e vieiras— bem como carne vermelha, aves, porco, manteiga, leite integral e queijo podem aumentar a quantidade de ácido úrico em seu corpo, podendo causar gota.

Câncer. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, vários tipos de câncer, incluindo câncer de bexiga, cólon e mama, podem ser parcialmente causados por maus hábitos alimentares. Limite a ingestão de alimentos que contenham açúcares refinados, nitratos e óleos hidrogenados, incluindo carnes processadas, bacon, salgadinhos e batatas fritas.

O caminho para uma alimentação mais saudável começa no corredor de frutas e legumes, incluem alimentos in natura, grãos integrais, nozes e frutos do mar, como salmão e atum, que são ricos em ácidos graxos ômega-3.

Com informações de UOL