Uso de cartão virtual dobrou no período que antecede a Black Friday

29 de Novembro 2020 - 11h08

Movimentações analisadas às vésperas da Black Friday indicam que uso de cartão virtual dobrou em relação a 2019


De forma 100% remota, Itaú Unibanco se prepara para acompanhar as transações na semana mais aguardada do ano pelos consumidores


Novembro de 2020 - Os dados compilados pela área de cartões do Itaú Unibanco - que concentra aproximadamente um terço de todas as compras com cartão de crédito - mostram que o uso do cartão virtual dobrou. "O consumidor precisa se acostumar a usar cada vez mais o cartão virtual como primeira opção para compras na internet, porque é um meio mais seguro e a chance de sofrer uma fraude se torna 10 vezes menor" diz Fernando Amaral, diretor de produtos e planejamento de cartões do Itaú Unibanco.

E, por falar em segurança, para ajudar os clientes a aprovarem suas compras com maior tranquilidade neste período aquecido e tentador de consumo, o Itaú Unibanco reuniu cinco dicas:

1. Garanta que o cartão esteja desbloqueado para uso, caso seja novo.
2. Atenção redobrada na digitação dos dados (número do cartão, nome do portador, data de validade e código de segurança).
3. Não entregue seus dados e seu cartão para ninguém. O Itaú Unibanco não envia funcionários para retirada de bens.
4. Em compras físicas, prefira o pagamento por aproximação para evitar o toque e um possível golpe de troca de cartão.
5. Acompanhe e planeje com antecedência o uso do limite.

Controle 24 horas nos dias 26 e 27

Para garantir a melhor experiência de compra aos clientes, os times de cartões do Itaú Unibanco montaram um war room que trabalhará 24 horas, entre a noite dos dias 26 e 27, monitorando de forma totalmente remota, as transações em todo o Brasil e prestando assistência ao cliente. Uma equipe especial já foi destacada para atuar em uma mesa de autorizações que estará disponível para entrar em contato com consumidores que eventualmente tenham algum problema na compra, a qualquer hora do dia ou da noite.

As equipes farão o acompanhamento e controle de indicadores de compras em salas virtuais e chats colaborativos, envolvendo profissionais de áreas diversas do banco, como tecnologia, decision science, planejamento estratégico, crédito, prevenção a fraudes, operações e jornada do consumidor. Reforçando as diretrizes do Itaú Unibanco, para garantir a segurança dos colaboradores nesse momento, todo trabalho será feito de forma remota.

"Os clientes dos cartões Itaú Unibanco contarão com o apoio de um time multidisciplinar com mais de 100 profissionais do banco durante todo o dia e noite da Black Friday. Queremos assegurar que eles tenham uma experiência sem ruídos e extremamente positiva", diz Fernando Amaral, diretor de produtos e planejamento de cartões.