
Em novembro, o FBI (Federal Bureau of Investigation) emitiu um alerta a respeito dos riscos de segurança envolvendo as smart TVs. O blog Tilt, do UOL, ouviu especialistas brasileiros da área em busca de dicas para que você possa se proteger de ataques virtuais. O principal conselho é um consenso: manter o aparelho sempre atualizado.
Esses televisores usam sistemas operacionais que, em geral, têm falhas de segurança que podem ser exploradas por ataques cibernéticos. As constantes atualizações vão resolvendo algumas dessas falhas.
Então, sempre verifique se há atualizações disponíveis para o seu sistema operacional, algo simples de se fazer navegando pelos menus de configuração da TV —em muitas delas, é possível programar para que as atualizações sejam feitas automaticamente.
Alguns tipos de ataque podem instalar, sem conhecimento ou permissão do usuário, aplicativos secretos que gravam ou até mesmo permitem acesso, em tempo real, ao que a câmera está vendo, e ao que o microfone está ouvindo. Uma recomendação seria não comprar uma TV com microfone e câmera. Isso já reduz a possibilidade de espionagens.
Se a sua televisão tem câmera, não se desespere. Siga o que já é recomendado para qualquer computador, notebook ou tablet: tape a lente com uma fita adesiva ou post-it. Um bloqueio físico é à prova de qualquer ciberataque à distância. Já o microfone é um caso mais complicado; além de não ser possível bloquear totalmente o som dele com um aparato físico, é difícil encontrar sua localização, em geral integrada aos alto-falantes.
Com informações de UOL.