Tracker e T-Cross ficam para trás e SUVs têm novos líderes; veja o ranking

17 de Fevereiro 2024 - 07h40
Créditos: Divulgação

Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker foram, respectivamente, primeiro e segundo colocados no ranking de emplacamentos de SUVs em 2023. Porém, o jogo está virando em 2024. Os dois produtos ficaram para trás e, neste início de ano, a categoria tem dois novos protagonistas.

Após liderar as vendas em janeiro, o Creta volta a aparecer na liderança do segmento na primeira metade de fevereiro. Dados preliminares apurados entre os dias 1º e 14, e divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), mostram o Hyundai com 1.795 emplacamentos.

A liderança, no entanto, está longe de garantida para o Creta, e ainda pode ser reflexo de promoções realizadas pela Hyundai entre o fim de 2023 e janeiro de 2024. Há algumas razões para essa análise. A primeira é que a metade inicial de fevereiro foi atípica para os emplacamentos, já que o Carnaval reduziu muito o número de dias úteis do período.

Assim, a segunda metade de fevereiro deve dar um panorama mais real das vendas do segmento. Além disso, o segundo colocado já está "na cola" do Creta. Trata-se do Nissan Kicks, que no mesmo período somou 1.653 emplacamentos. Ou seja: são apenas 142 unidades de desvantagem.

O terceiro SUV mais vendido do período foi o Jeep Compass (1.542), que não é concorrente direto dos dois primeiros colocados - por ser médio, não compacto. O produto, assim, respira aliviado, após levar um susto em janeiro.

No mês passado, o Compass encerrou a primeira quinzena atrás do principal rival, o Toyota Corolla Cross. Mas se recuperou para encerrar janeiro na liderança da categoria de SUVs médios. Em quarto lugar entre os utilitários-esportivos está o T-Cross, que somou 1.429 unidades emplacadas.

Embora ainda esteja longe de recuperar seu primeiro lugar - e o protagonismo -, o VW começa a se recuperar. Isso porque, em janeiro, amargou a sexta posição no segmento de SUVs. Na primeira metade de fevereiro, o Tracker foi quinto colocado, bem próximo ao T-Cross. Registrou 1.417 exemplares vendidos.

Os mais emplacados

No ranking geral, há algumas mudanças na comparação com janeiro. A Fiat Strada confirma a liderança, com 2.627 emplacamentos. Já o Volkswagen Polo retoma o segundo lugar, que no primeiro mês de 2024 foi do HB20. O Hyundai, aliás, foi ultrapassado também por outro modelo.

Trata-se do Argo, que está se destacando em fevereiro. Assim, na primeira metade, o Fiat é terceiro e o Hyundai, o quarto colocado. O Kwid aparece na quinta posição, enquanto o Onix caiu para o sexta lugar. Abaixo, veja os dez mais emplacados no período.

Os dez mais vendidos na primeira metade de fevereiro (1º a 14)

1º Fiat Strada - 2.627 unidades
2º Volkswagen Polo - 2.148
3º Fiat Argo - 2.091
4º Hyundai HB20 - 1.952
5º Renault Kwid - 1.815
6º Chevrolet Onix - 1.808
7º Hyundai Creta - 1.795
8º Nissan Kicks - 1.653
9º Volkswagen Saveiro - 1.568
10º Jeep Compass - 1.542

FONTE: Fenabrave

Com informações do UOL