Toyota fecha no Brasil a 1ª fábrica da empresa fora do Japão; saiba o futuro do local

02 de Dezembro 2023 - 08h13
Créditos:

No dia 11 de novembro a fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, fechou as portas após 61 anos de atividade. Mas qual o destino da instalação histórica de mais uma marca de automóveis que deixou a região? O UOL Carros apurou que o novo dono do local não tem nada a ver com o setor automotivo.

Desde abril passado, parte das instalações da Toyota em São Bernardo do Campo foi vendida para a Tubos Ipiranga, fabricante e distribuidora de tubos de aço e conexões que tem entre seus clientes empresas como Companhia Siderúrgica Nacional, Raízen, Vale, Sabesp, JBS e Petrobras.

Segundo nota da Toyota enviada ao UOL Carros, a Tubos Ipiranga adquiriu o espaço antes utilizado pelas áreas corporativas da empresa, transferidas para Sorocaba (SP), em setembro de 2021.

Já a parte do complexo onde um dia veículos foram fabricados ainda segue sem destino. Questionada, a montadora afirma que o terreno que abrigava a área produtiva "ainda segue em processo de venda".

O fechamento da primeira linha de produção da montadora asiática fora do Japão já tinha sido anunciado em abril de 2022 pela companhia. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, cerca de 350 funcionários ainda trabalhavam no local, que tinha 440 colaboradores diretos em meados do ano passado.

A Toyota não informa quantos trabalhadores aderiram ao PDV (programa de demissão voluntária) nem quantos foram realocados para suas demais fábricas - localizadas em Sorocaba, Porto Feliz e Indaiatuba, no interior de São Paulo.

"Não comentamos sobre detalhes específicos [do PDV], mas garantimos que todas as decisões foram tomadas em conjunto e com o máximo respeito e consideração pelo bem-estar das pessoas impactadas", diz nota da Toyota enviada ao UOL Carros.

Fonte: Uol