
Um tornado com ventos de até 120 km/h deixou um rastro de destruição na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O município mais castigado, Itá, no meio oeste de Santa Catarina, chegou a decretar estado de emergência.
Os fortes ventos chegaram à cidade na tarde de quinta-feira (13), acompanhados de muita chuva e queda de granizo. Segundo a Defesa Civil, a passagem do tornado fez estragos nas cidades de Paial, Seara e, principalmente, Itá, que faz divisa com o estado gaúcho.
"Em Itá tivemos 13 ocorrências, entre telhados de residências levados pelos ventos, muros, árvores e postes que foram derrubados sobre as casas e até uma árvore arrancada pela raiz, que acabou atingindo um veículo. Por sorte, ninguém se feriu", afirmou o meteorologista-chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, Murilo Fretta.
Segundo a Defesa Civil, desde segunda-feira (10), mais de 2 mil pessoas já foram atingidas pelas chuvas no estado e 23 cidades registraram estragos ao órgão estadual. A região Oeste foi a mais atingida.
Com informações de UOL