Tem pressão alta? Veja 11 alimentos que você precisa eliminar da dieta

13 de Dezembro 2022 - 07h45
Créditos:

Uma das doenças mais comuns no mundo inteiro, a hipertensão é causada pelo aumento na pressão sanguínea dentro das artérias e veias. O problema é um dos principais fatores de risco para doenças do coração, incluindo ataques cardíacos, e problemas nos rins.

A hipertensão é considerada uma doença crônica, ou seja, precisa ser controlada por toda a vida depois do diagnóstico. Além dos medicamentos específicos para tratar a condição, o paciente precisa prestar atenção no cardápio: alguns alimentos podem acabar piorando o problema.

Confira 11 alimentos perigosos para quem convive com a pressão alta:

1. Sal
O tempero é um dos primeiros a ser cortado da vida de quem tem hipertensão. O sal faz com que o organismo retenha mais água, ampliando o volume de sangue e, com isso, aumentando a pressão sanguínea.

Além de evitar o tempero puro, é importante prestar atenção a alimentos ricos em sódio, que também tem a mesma consequência para o organismo. A recomendação internacional para hipertensos é ingerir, no máximo, seis gramas (uma colher de chá) de sal por dia.

2. Doces e bebidas adoçadas
Quantidades exageradas de açúcar na dieta podem ser reponsáveis pelo aumento dos níveis de gordura no sangue. A substância vai se acumulando nas paredes dos vasos, diminuindo a amplitude das veias e artérias, atrapalhando o fluxo sanguíneo e aumentando a pressão.

3. Carboidratos simples
Produtos feitos com farinha branca são ricos em carboidratos simples que, quando metabolizados, se transformam em glicose. Além dos malefícios do açúcar, esse tipo de alimento também está ligado ao aumento do peso.

4. Cafeína
Apesar do café ser uma das bebidas mais comuns do mundo, deve ser consumida sem excesso por pessoas com pressão alta. A substância aumenta a pressão sanguínea, mas apenas a curto prazo, não oferecendo perigo à saúde ao longo dos anos. A indicação é tomar no máximo quatro xícaras por dia.

5. Alimentos processados
Comidas industrializadas costumam ter muito sal e açúcar na fórmula para melhorar o sabor e manter o alimento conservado. As duas substâncias estão ligadas ao aumento da pressão sanguínea.

7. Carne vermelha
A digestão desse tipo de alimento causa a liberação de substâncias químicas relacionadas ao aumento da pressão sanguínea.

8. Carnes processadas
Alimentos como salsichas, salame, presunto, bacon e carne seca são ricas em sódio — o sal é usado para preservar os produtos. Por isso, a indicação é evitá-los.

9. Gorduras trans e saturadas
Apesar de algumas gorduras saturadas, como a manteiga, por exemplo, até ajudarem a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, a comunidade científica ainda recomenda que o consumo seja feito sem excesso.

10. Condimentos
Ketchup, mostarda, molho de pimenta, de soja e até as misturas prontas para temperar salada são ricos em açúcar e sal — por isso, deve-se limitar o consumo.

11. Pizza
Apesar de deliciosa, a pizza nada mais é do que a combinação de carboidratos refinados, carnes processadas, queijo e molho de tomate cheio de açúcar. As opções industrializadas também são ricas em gordura saturada e sal para mantê-las conservadas.

Com informações de Metrópoles