Suprema Corte libera Donald Trump para disputar eleições

04 de Março 2024 - 14h59
Créditos: Reprodução

O ex-presidente americano Donald Trump está liberado para disputar as eleições presidenciais no país. Nesta segunda-feira (4) a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que não caberia à Justiça do Colorado, estado americano, decidir se o republicano poderia participar do pleito.

A Justiça do Colorado decidiu, em dezembro de 2023, que Trump teve ligação direta à invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, quando milhares de pessoas invadiram o local e houve uma morte. Na decisão da Suprema Corte desta segunda, contudo, os juízes avaliaram que cabe ao Congresso do país determinar se um candidato pode ou não concorrer às eleições.

Trump tem disputado como Nikki Haley a preferência do Partido Republicano para enfrentar Joe Biden nas eleições de novembro. Trump venceu as prévias em nos estados de Nevada, Ilhas Virgens, Michigan, Idaho, Missouri, Iowa, New Hampshire e Carolina do Sul, enquanto Haley venceu em Washington.

Na terça-feira (5), na chamada “Superterça”, 15 estados vão votar nas prévias para decidir quem serão os candidatos à Presidência dos Estados Unidos. A data é considerada a “protagonista” nos seis meses de prévias nos EUA, quando os partidos Republicano e Democrata escolhem quem serão os candidatos.

Com informações da Tribuna do Norte