STTU adia debate sobre repasse de R$ 10 milhões para custeio da passagem de idoso ao transporte coletivo

24 de Novembro 2022 - 11h01
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Durante reunião do Conselho Municipal de Transporte, na manhã desta quinta-feira (24), pautada para tratar da obra da Felizardo Moura, na Zona Norte de Natal, o Sistema de Transporte Urbano levantou uma questão de ordem para tratar da partilha de R$ 10 milhões destinados pelo Governo Federal para o município de Natal repassar aos operadores do sistema, a título de custeio das gratuidades dos idosos no ano de 2022. Embora os conselheiros tenham aceitado reunir na semana que vem, a secretária de mobilidade urbana, Daliana Bandeira, adiou o encontro para 05/12 por motivos de agenda. Na ocasião a secretária mostrou ter dúvidas de como efetuar os repasses.

Têm direito a receber o repasse federal via prefeituras; cidades que tenham sistema de transporte de passageiros. Algumas cidades já estão fazendo as liberações dos recursos para os operadores como: Salvador (BA) no dia 28 de outubro, Maceió (AL) no dia 11 de novembro, além de Aracaju (SE) e Teresina (PI). “Pelo levantamento do Sistema de Transporte Urbano até outubro deste ano foram transportados mais de 4,6 milhões de idosos nos ônibus e opcionais com bilhetagem. Totalizando R$ 17 milhões a receber. Um valor bem maior do que temos direito, mas estamos em dificuldade precisamos destes recursos urgentemente”, disse Nilson Queiroga consultor do Sindicato das Empresas de Transporte Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn). 

Nilson Queiroga explica a estes valores estão retidos na prefeitura enquanto os operadores do Sistema de Transporte Urbano passam por dificuldades financeiras e precisam destes valores para cobrir o déficit financeiro oriundo de 4 anos sem correção de tarifa e para auxiliar no pagamento do 13º dos funcionários cuja primeira parcela tem que ser paga no próximo dia 30. “Pedimos agilidade para que a prefeitura transfira os recursos que chegaram do Governo Federal. Porque se ficar para o ano que vem tememos que os recursos sejam devolvidos”, justifica o consultor.

Quanto as pautas do Conselho Municipal de Transporte, Nilson Queiroga propõe a ampliação de temas como Planilha Tarifária, Licitação dos Transporte Público, Subsídio de Tarifa, entre outros que são prioritários na mobilidade urbana do município. “Mas o que se vê são pautas de campanhas educativas e ações promocionais da STTU, em detrimento de temas relevantes e de interesse da coletividade. Somente para tratar da revisão tarifária já remetemos 20 ofícios para a STTU, sem qualquer resposta”, disse, Nilson Queiroga.