Site de venda de roupas usadas se torna negócio milionário

24 de Janeiro 2022 - 03h37
Créditos:

Um blog especializado na venda de roupas usadas se tornou um marketplace de sucesso no Brasil, avaliado em R$ 2 bilhões. 

A idealizadora , Ana Luiza McLaren sempre gostou de vender coisas. Um dia, após abrir o guarda roupa, ela teve uma ideia junto com o marido Tiê Lima.

“O meu armário tava ali muito mal administrado, cheio de coisas que eu não tinha o que fazer com aquilo. Eu comecei a tirar e falei: vê aí se tem ‘enjoei.com.br’. E aí a gente fez um blog”, conta Ana.

Em 2009, Ana e Tiê perceberam uma tendência nos Estados Unidos: construir sites bonitos, fáceis de navegar e com foco em nichos. Assim, lançaram um blog de roupas usadas. Se anteciparam e acertaram.

O investimento inicial do casal foi de R$ 200 para registrar o domínio na internet. A página fez sucesso logo que entrou no ar. Depois, cresceu e chamou a atenção de um investidor anjo. Em 2012, com o aporte financeiro, virou um marketplace.

No novo formato, passou a fazer a ponte entre quem quer comprar e quem quer vender. No começo eram apenas roupas e, com o tempo, itens de decoração, acessórios e até móveis usados.

A pandemia acelerou a venda de usados e o casal deu um passo ousado: abriu o capital na bolsa de valores. O e-commerce virou um gigante avaliado em R$ 2 bilhões. Hoje, são 3,8 milhões de produtos.

É um negócio de escala e lucrativo. A plataforma cobra 13% de comissão mais uma taxa de transação. No primeiro trimestre de 2021, ganhou 225 mil novos vendedores e teve receita líquida de R$ 24 milhões.