Sindicato denuncia que 7 pacientes precisaram ser reoperados por falta de materia em hospital do RN

07 de Janeiro 2023 - 13h30
Créditos:

O presidente do Sindicato dos Médicos do RN (Sindimed RN), Dr. Geraldo Ferreira, denunciou a precariedade na estrutura do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró. 

VEJA VÍDEO

Dr. Geraldo esteve acompanhado do Dr. Ronaldo Fixina, e elencou diversos problemas enfrentados por profissionais de saúde, desde salários atrasados de servidores terceirizados até leitos de enfermaria e de UTI insuficientes.

Na questão dos terceirizados, o presidente do sindicato afirma que tem servidores com seis meses sem receber seus salários. 

Na estrutura física da unidade, o médico relata que faltam leitos hospitalares para atender a alta demanda. “Leitos insuficientes, o que obriga pacientes a ficar até três dias na sala de recuperação pós-cirurgia, tendo alta de lá mesmo por falta de vagas na enfermaria”, denunciou Geraldo. 

Outro problema citado, trata-se da falta de material adequado para procedimento cirúrgico. “Encontramos também em conversas com cirurgiões o mesmo problema que denunciamos o ano passado, o uso de fios inadequados para o fechamento de cirurgias o que provoca à reabertura da parede abdominal e necessidade de reoperação”.

Geraldo complementou ainda —a situação mais grave: “Parece incrível, mas recebemos relatos de que em uma semana sete pacientes tiveram que ser reoperados”.

Descaso no HRTM é de conhecimento de todos, mas ignorado pelas autoridades. A situação de abandono coloca em risco a vida de pacientes que dependem do hospital. Com a palavra, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) é o Ministério Público do RN.

Fonte: Blog do Ismael Sousa