Shoppings, hotéis podem economizar energia com soluções de automação

31 de julho 2019 - 09h02

 

Companhia defende iniciativas simples, como o uso de inversores de frequência, para gerar economia de até 30% no consumo de energia desses locais

A automação industrial ainda tem amplo potencial para crescer no Brasil. Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam que 19% das indústrias usam sistemas integrados para a manufatura e desenvolvimento de produtos – apesar de 58% das companhias entrevistadas reconhecer que a inovação é um fator chave para a competitividade ao longo do tempo.

De acordo com a Mitsubishi Electric, uma das maiores companhias de automação industrial do mundo, setores como o de Alimentos e Bebidas, Farmacêutico e Automotivo estão à frente no uso dessas ferramentas. Enquanto isso, segmentos como o residencial, shopping centers, hotéis e supermercados ainda fazem pouco uso desse recurso, que pode trazer resultados significativos.

“Hoje, somente grandes empreendimentos de alto padrão utilizam a automação em atividades como controle, monitoramento e redução no consumo de água, luz ou gás. A aplicação correta dessas soluções em shoppings e hotéis, por exemplo, poderia colaborar para a redução do consumo energético, principalmente relacionado com os aparelhos de ar condicionado”, afirma André Chimura, gerente de vendas da Mitsubishi Electric.

De acordo com o especialista, a falta de uso nesses setores está relacionada ao mito de que se trata de um processo excessivamente caro e difícil de ser implantado. Contudo, a companhia estima que o valor de um projeto como a inserção de uma solução para controlar e monitorar o consumo de energia em um estabelecimento comercial é de 5% do valor do empreendimento, em média, dependendo da aplicação.

“Muitas pessoas pensam que o uso de automação é extremamente complexo e, por isso, acabam deixando de procurar essa ferramenta para auxiliá-las em tarefas fora do ambiente industrial. Os custos de cada projeto variam, mas é possível obter benefícios significativos a partir de sua implantação: soluções com inversores de frequência, por exemplo, podem gerar economia de até 30% no consumo de energia de um edifício”, afirma.

Para a companhia, projetos como esse devem ganhar espaço no Brasil nos próximos anos. “A necessidade de eficiência atinge diferentes setores e usar automação é um passo para garantir que esse objetivo seja atendido. Hoje, a Mitsubishi Electric conta com distribuidores e integradores parceiros em todo o país, capazes de ajudar a todo tipo de necessidade de automação”, finaliza Chimura.

Sobre a Mitsubishi Electric Corporation

Com quase 100 anos de experiência no fornecimento de produtos confiáveis e de alta qualidade, a Mitsubishi Electric Corporation (TOKYO: 6503) é reconhecida como líder mundial na fabricação, comercialização e vendas de equipamentos elétricos e eletrônicos usados no processamento de informações e comunicações, desenvolvimento espacial e comunicações por satélite, eletroeletrônicos, tecnologia industrial, energia, transporte e equipamento de construção. Com base em sua declaração corporativa, Changes for the Better, e sua declaração ambiental chamada Eco Changes, a Mitsubishi Electric faz esforços contínuos para ser uma empresa verde líder global, enriquecendo a sociedade com tecnologia. A empresa registrou uma receita de 4.519,9 bilhões de ienes (US$ 40,7 bilhões*) no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2019. Para obter mais informações, visite: www.MitsubishiElectric.com

* À taxa de câmbio de 111 ienes em relação ao dólar norte-americano, a taxa dada pelo Mercado de Câmbio de Tóquio em 31 de março de 2019

Sobre a Mitsubishi Electric do Brasil

No país desde 1975, a Mitsubishi Electric do Brasil reflete os valores globais da companhia, atuando nas áreas de: Automação Industrial e CNC, Sistemas de Ar Condicionado, Automação de Processos, Equipamentos Automotivos, Sistemas de Visualização e Sistemas de Transporte.