Setores da indústria têm discussão preparatória para Fórum do Semiárido

05 de Março 2020 - 03h54
Créditos:

Representantes de setores da indústria do Rio Grande do Norte participaram, na terça-feira (3), de uma reunião preparatório para o Fórum de Desenvolvimento do Semiárido, que será de 27 a 29 de março, em Mossoró, e terá a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, na solenidade de abertura e do vice, Hamilton Mourão, no encerramento.

 

A reunião preparatória foi na Casa da Indústria e faz parte de uma série de encontros para reunir propostas que serão levadas ao Fórum, como projetos para melhorar a competitividade das atividades produtivas no semiárido. Presidente do Sindicato da Indústria da Extração de Metais Básicos e de Minerais Não Metálicos do RN (SINDMINERAIS), Mário Tavares disse que o encontro foi para tratar de possíveis sugestões que serão levadas ao Fórum para superar “gargalos” que dificultam o desenvolvimento da região.

Segundo Mário Tavares, o presidente da FIERN, Amaro Sales, recomendou a realização desses encontros setoriais  como discussões prévias ao Fórum de Desenvolvimento do Semíárido. A iniciativa foi após o presidente da Federação das Industrias ter recebido o convite do deputado federal General Eliéser Girão — que coordena a Frente Parlamentar em Prol do Semiárido — para participar do Fórum. “A ideia é definir propostas para melhorar as condições de produção”, disse Mário Tavares.

 

A reunião teve a presença de interlocutores dos setores de mineração, de água mineral, cerâmica, além de representantes da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e demais entidades que vão participar do evento em Mossoró. Devem ser realizados outros encontros com interlocutores de outros segmentos da indústria.

 

O 1º Fórum de Desenvolvimento do Semiárido vai reunir, em Mossoró, ministros, parlamentares, empresários, gestores de órgãos públicos que atuam na região, lideranças dos setores produtivos, empresários, executivos, dirigentes e técnicos de entidades de classe, diplomatas, entidades internacionais de fomento, ciência e tecnologia, representantes de câmaras de comércios. O presidente da República, Jair Bolsonaro, estará na abertura, no dia 27 de março, e o vice, Hamilton Mourão, na solenidade de enceramento, no dia 29 do mesmo mês.

 

O deputado federal Eliéser Girão Monteiro Filho (PSL-RN), convidou o presidente da FIERN e da Associação Nordeste Forte, Amaro Sales de Araújo. “Tratamos de um tema, desenvolvimento regional, a respeito do qual a FIERN e a Associação Nordeste Forte têm uma preocupação. Além disso, sempre participamos das discussões que abordam o assunto”, afirmou Amaro Sales, na ocasião. “Esse Fórum, a respeito do qual o parlamentar fez uma apresentação e está coordenando, será uma oportunidade para o Rio Grande do Norte. Vamos discutir questões relevantes para o Estado. A decisão de realizar o Fórum em Mossoró, município reconhecido como a capital do Semiárido, foi oportuna”, acrescentou.

 

O deputado General Girão coordena a Frente Parlamentar em Prol do Semiárido. “Nas atividades da Frente, identificamos a necessidade de elaborarmos propostas de políticas públicas com foco no Nordeste e, principalmente, no Rio Grande do Norte”, afirmou o deputado.

 

O Fórum vai tratar de oportunidades de investimentos em Recursos Hídricos, Energia, Agronegócio, Comércio Exterior, Recursos Minerais, Turismo, Transporte, Logística, Novas Tecnologias, Inovação, Educação, Capacitação, Comunicação, Tecnologia da Informação, e Meio Ambiente.