Semurb continua entrega dos kits de identificação dos ambulantes até sexta-feira (12)

08 de Janeiro 2024 - 09h22
Créditos: Assessoria de Imprensa/Semurb

A partir do próximo sábado, 13 de janeiro, não será mais permitido o trabalho ambulante na Praia de Ponta Negra, sem a devida identificação e autorização da Prefeitura do Natal. Por isso, a movimentação para entrega dos coletes e crachás segue na Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Até o início da manhã desta segunda-feira (8), 364 kits já haviam sido entregues.

Os ambulantes cadastrados receberam kits contendo coletes, crachás, que servem para identificar o tipo de segmento em que atuam, como alimentos, bebidas, artesanato e vestuário de praia. Além do termo de autorização de uso contendo todas as regras e prazo de validade de um ano, que pode ser revogado caso as normas nele contidas não sejam cumpridas. 

Desde o início da ação de ordenamento da orla de Ponta Negra, 441 ambulantes já foram cadastrados para trabalhar na praia, contribuindo para a regularização e ordenamento das atividades comerciais no local.

A Semurb reforça a importância do cadastro e da utilização dos kits , pois isso contribui para a identificação e a organização das atividades comerciais, além de facilitar a fiscalização por parte dos órgãos competentes. Vários trabalhadores vêm comparecendo à sede da pasta após o início da Operação Verão, realizada desde a última quarta (3), quando foram novamente orientados para a necessidade da identificação.

O titular da Semurb, Thiago Mesquita, ressaltou nesta manhã (8), aos trabalhadores que estavam esperando a entrega dos kits, a importância de usá-los durante o trabalho. E pediu a colaboração de todos para divulgação junto aos demais cadastrados que ainda não vieram buscar o material.

“Esse é um elemento de identificação para o fiscal e também para a população de que vocês são ambulantes legalizados. Quando estiverem atuando na Praia de Ponta Negra vocês passam naquele momento a serem os representantes do Município para o turista e demais frequentadores. Por isso, é importante estar vestindo o colete, usando o crachá. Tenho certeza que essa identificação vai trazer mais segurança para quem comprar e quem vende, e vai ampliar cada vez a capacidade do comércio de vocês”, disse.

O processo de entrega dos kits foi iniciado no fim do ano passado, com vistas a garantir a ordem e a segurança de trabalhadores e frequentadores da orla durante a alta temporada. Mas o prazo foi estendido, após a baixa procura dos cadastrados.