Secretaria de Saúde realiza Semana do Fissurado do RN

30 de Maio 2020 - 04h02
Créditos:

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre fissura labiopalatal ou lábio leporino, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Centro de Reabilitação Infantil e Adulto (CRI/CRA), realizará a Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina, no período de 1 a 5 de junho, quando será intensificada a divulgação de informações sobre essa malformação.

A partir da próxima terça-feira (02) até a sexta-feira (05), serão realizadas quatro lives com profissionais da área e representantes da Associação de Pais e Amigos dos Fissurados do Rio Grande do Norte – APAFIS/RN, a fim de prestar esclarecimentos sobre o tema à sociedade. As lives ocorrerão sempre às 20h, na página do CRI/CRA no Instagram: cri.cra_ceriii.

A fissura labiopalatal é mais comumente diagnosticada na região da face em recém-nascidos, caracterizando-se por uma abertura no lábio superior de um ou de dois lados e no céu da boca. Sua causa não está comprovada, mas estudos indicam que envolve uma combinação de fatores genéticos e ambientais associados (doenças, uso de medicamentos, dependência química, etc.).

De acordo com a diretora do CRI/CRA, Antonia Célia Melo, e a equipe do Núcleo de Atendimento Interdisciplinar aos Fissurados (NAIF) do CRI/CRA, ainda que necessite de tratamento e cuidados específicos, a criança com fissura labiopalatal tem potencial para se desenvolver como qualquer outra. No entanto, quando a criança nasce com uma condição diferente da esperada, isso pode ampliar a intensidade e desafios da vivência. Nesse processo, algumas famílias experimentam dificuldades emocionais duradouras capazes de afetar o vínculo e a relação com a criança, situações em que se recomenda o acompanhamento de um psicólogo. Além disso, participar de grupos de apoio e associações de familiares e pessoas com fissura labiopalatal permite o compartilhamento de experiências e criação de laços para o fortalecimento mútuo.

O CRI/CRA, por meio do NAIF, oferece atendimento aos pacientes no RN, através de uma equipe composta por fonoaudiólogo, geneticista, enfermeira otorrinolaringologista, psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, psicopedagoga, ortodontista e as demais especialidades de reabilitação.

O trabalho do fonoaudiólogo, por exemplo, vai desde a fase de recém-nascido até a idade adulta, ocorrendo antes e após as cirurgias de lábio e palato. Ele atua nas questões de alimentação (incluindo o aleitamento materno), musculatura orofacial, no desenvolvimento da linguagem, na comunicação oral e escrita, na voz e audição dos fissurados.

Programação da Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina

Live: Terça-feira 02/06

Horário: 20h

Participantes:

Dr. Alexandre Dantas

Cirurgião Plástico (SESAP)

Ives Lopes Cardoso

Mestre e doutor em Ortodontia pela Unicamp. 

Ortodontista do Núcleo de Atendimento Interdisciplinar ao Fissurado (NAIF)

Tema: A abordagem multidisciplinar à pessoa com fissura labiopalatina: Cirurgia Plástica e Ortodontia.

 

Live: Quarta-feira (03/06)

Horário: 20h

Participantes:

Suily da Rocha Alencar Stregapede

Dentista - chefia do Ambulatório do CRI (NAIF).

Siderley Jatobá Bezerra de Menezes

Vice-presidente da APAFIS

Fissurado Diretor da Sidy's TV e Internet

Cantor e Compositor

Tema: A Saúde pública e associações de apoio à pessoa com fissura labiopalatina.

 

Live: Quinta-feira (04/06)

Horário: 20h

Participantes:

Iara Maria Pinheiro de Albuquerque

 47a Promotoria de Justiça de Natal

Tema: A construção da linha de cuidado à pessoa com fissura labiopalatina.

 

Live: Sexta-feira (05/06)

Horário: 20h

Participantes:

Liliane de Azevedo Marinho

Fonoaudióloga | CRFa 8R 9475;

Docente do curso de Fonoaudiologia UNP/Natal;

Membro consultivo da APAFIS – Associação de Pais e Amigos dos Fissurados RN;

Docente do Programa “Atendimento Interprofissional aos Pacientes com Fissura Labiopalatinas” (UNP/Natal).

Ellen Lucy Carvalho Dias

CRP-17/0539

Psicóloga do Ambulatório do CRI

Tema: A abordagem multidisciplinar à pessoa com fissura labiopalatina: Fonoaudiologia e Psicologia