Secretaria de Saúde confirma 1º caso de sarampo em Natal em 19 anos

26 de julho 2019 - 13h58
Créditos:

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) confirmou um caso de sarampo em Natal após 19 anos. O caso foi constatado em um professor de um cursinho da capital potiguar que viajou para São Paulo e retornou com os sintomas da doença.

O professor procurou atendimento médico e se constatou a suspeita da doença, confirmada nesta sexta-feira (26). Os detahes sobre o estado de saúde do paciente ainda não foram divulgados.

As equipes da SMS realizaram um bloqueio vacinal, que é quando são imunizadas as pessoas que poderiam ter tido algum contato com o paciente.

Entre os vacinados estão alunos e funcionários do cursinho onde o professor dá aulas e dos locais onde ele buscou assistência médica.

O bloqueio vacinal está previsto no Manual da Vigilância do Ministério da Saúde.

SARAMPO

O último caso registrado de sarampo no RN ocorreu no ano de 2000. O estado de São Paulo enfrenta atualmente uma guerra contra a doença. Só esse ano foram 484 casos confirmados de sarampo, segundo balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. Desse total, 75% estão na capital paulista, com 363 ocorrências. Em seguida está Santos com 23 registros da doença.

LEIA MAIS:

SMS emite nota sobre caso confirmado de sarampo em Natal

Como se prevenir do sarampo? Doença voltou ao RN após 19 anos