Como se prevenir do sarampo? Doença voltou ao RN após 19 anos

26 de julho 2019 - 14h48
Créditos:

O sarampo é uma doença grave e altamente contagiosa causada por um vírus. Após 19 anos fora dos registros da saúde potiguar, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal confirmou o primeiro caso nesta sexta-feira (19). O paciente foi um professor de cursinho de Natal que viajou para São Paulo e votou com sintomas da doença. Ainda não se sabe o estado de saúde da vítima.

Apesar da diminuição significativa da doença nos últimos anos, o sarampo continua a ser uma das principais causas de morte entre crianças pequenas em todo o mundo, apesar de haver uma vacina segura e eficaz disponível. Aproximadamente 110 mil pessoas morreram por sarampo em 2017, a maioria crianças com menos de cinco anos.

VÍRUS

O sarampo é causado por um vírus da família paramyxorividae e é normalmente transmitido por meio de contato direto e pelo ar. O vírus infecta o trato respiratório e se espalha por todo o corpo.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS Brasil), o primeiro sinal da doença geralmente é a febre alta, que começa entre 10 e 12 dias após a exposição ao vírus e dura de 4 a 7 dias.

Na fase inicial, o paciente pode apresentar secreções no nariz, tosse, olhos vermelhos e pequenas manchas brancas dentro das bochechas.

Após vários dias, são observadas erupções cutâneas, geralmente no rosto e na parte superior do pescoço. Durante aproximadamente três dias, essas erupções na pele se espalham, atingindo eventualmente as mãos e os pés. O intervalo entre a exposição ao vírus e a aparição das erupções cutâneas oscila entre 7 e 18 dias.

A maioria das mortes por sarampo ocorrem por complicações associadas à doença. As complicações mais graves incluem cegueira, encefalite (infecção acompanhada de edema cerebral), diarreia grave (que pode provocar desidratação), infecções no ouvido ou infecções respiratórias graves, como pneumonia.

PREVENÇÃO

A vacinação de rotina contra o sarampo em crianças, combinada com campanhas de imunização em massa em países com altas taxas de casos e mortes, são estratégias-chave de saúde pública para reduzir as mortes pela doença em todo o mundo.

A vacina contra o sarampo está em uso há mais de 50 anos e é segura, eficaz e acessível economicamente. Imunizar uma criança contra o sarampo custa menos de US$ 1. 

A vacina contra o sarampo é frequentemente incorporada com vacinas contra a rubéola e/ou caxumba. É igualmente eficaz na forma única ou combinada. Adicionar a vacina contra a rubéola na vacina para o sarampo não supõe mais que um pequeno custo adicional e permite compartilhar os gastos com vacinação e administração.

LEIA MAIS:

SMS emite nota sobre caso confirmado de sarampo em Natal

Secretaria de Saúde confirma 1º caso de sarampo em Natal em 19 anos