Se for para punir fake news, fecha a imprensa, diz Bolsonaro

08 de Junho 2022 - 03h07
Créditos:

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sugeriu nesta terça-feira (7) o fechamento da imprensa brasileira, por considerá-la uma “máquina de fake news”. A declaração foi feita durante cerimônia de lançamento do Programa Brasil pela Vida e pela Família, no Palácio do Planalto. 

“Se for para punir com fake news a derrubada de páginas, fecha a imprensa brasileira, que é uma fábrica de fake news, em especial Globo e Folha”, disse o chefe do Executivo.

A fala de Bolsonaro é em referência ao Supremo ter derrubado, por 3 votos a 2, a decisão do ministro Nunes Marques que restabeleceu o mandato do deputado estadual bolsonarista Fernando Francischini (União Brasil-PR). Com a decisão, o político está novamente cassado, tal como definido em outubro de 2021 pelo TSE.

Francischini foi o 1º político a perder o mandato por disseminar fake news eleitoral via redes sociais. O julgamento do TSE foi um dos mais emblemáticos da Corte em 2021, porque equiparou plataformas digitais a meios de comunicação, como jornais, rádios e TVs, abrindo passagem para a punição de quem dissemina notícias falsas na internet.

“Esse deputado não espalhou fake news, porque o que ele falou na live, eu também falei para todo mundo”, destacou Bolsonaro.

Com informações do Poder 360