"Se fizerem uma Lava Jato no futebol brasileiro, ele acaba. Não sobra ninguém"

24 de Outubro 2019 - 03h24
Créditos:

Estrelada por Márcio Kieling e Nuno Leal Maia, a série Chuteira Preta, da Amazon Prime, vem mostrando o lado podre do futebol: partidas arranjadas, presidentes mancomunados, empresários inescrupulosos envolvidos em negociatas, jogadores manipulados por igrejas evangélicas. Crime e drogas cercam, e a violência das torcidas organizadas é intimidatória, muitas vezes financiadas por dirigentes.

O ator Nuno Leal Maia, que vive o ex-jogador Jair, tio do protagonista, não poderia concordar mais com a frase acima —e ele sabe do que está falando. Ex-juvenil do Santos nos anos 1960 e técnico de clubes como o Londrina e São Cristóvão nos 1990, o ator vivenciou parte do jogo sujo que é mostrado na série, e ele conta que isso o ajudou e muito a compor personagem.

"Já vi compra de jogos pequenos, compra de arbitragem. Na série tem alguma coisa parecida, mas com grandes jogos e negociatas", conta ele em entrevista ao UOL. Para Nuno, a corrupção no futebol é estrutural: existiu em sua época e continua existindo hoje, em praticamente todos os níveis e posições."Se fizerem uma Lava Jato no futebol brasileiro, ele acaba. Não sobra ninguém."

Fonte: Uol