
Jair Bolsonaro perdeu a eleição sobretudo porque seu desempenho somado nos 3 maiores Estados do Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro) foi muito pior do que em 2018.
O incumbente ficou, em votos válidos, 11,4 pontos percentuais abaixo do resultado de 2018. A diferença, se aplicada aos votos válidos desta eleição, equivaleria a 5,4 milhões de apoios extras ao presidente.
Ou seja, se não tivesse sido abandonado pelos 11,4% de sudestinos de São Paulo, Rio e Minas, teria sido reeleito. Lula venceu nacionalmente com uma vantagem de apenas 2,1 milhões de votos.
Em suma, Lula venceu não porque “estourou no Nordeste”. Claro, o voto nordestino foi vital para o petista. Mas sem a queda de Bolsonaro em seu principal reduto, Lula não ganharia.
O Estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil, foi a unidade da Federação com a maior recuperação do PT de 2018 para 2022.
Com 99,9% das urnas apuradas, os paulistas tinham dado 4,3 milhões de votos a mais em Lula do que os conquistados por Fernando Haddad em 2018.
Com informações do Poder 360