Sandro Pimentel visita sistema prisional e reforça pedido de scanners corporais

10 de Abril 2019 - 11h34
Créditos:

Na sessão plenária desta quarta-feira (10), o deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL) opinou sobre o sistema prisional brasileiro. A fala do parlamentar foi subsidiada por uma série de visitas iniciadas por ele às 21 unidades prisionais existentes no Rio Grande do Norte. O deputado também reforçou pedido ao Governo do Estado, para a instalação de scanners corporais.

 “A nossa Constituição não está sendo cumprida, pois as prisões no Brasil não recuperam ninguém. Pelo contrário, a ONU (Organizações das Nações Unidas) já reconheceu que o Brasil é um dos maiores violadores de Direitos Humanos do mundo”, disse o deputado.

Sandro Pimentel afirmou que iniciou a sua série de visitas por Alcaçuz, onde constatou superpopulação, com revezamentos inclusive para dormir. Segundo o parlamentar, um ponto positivo encontrado na unidade foi a fábrica de vassouras que há em um dos seus pavilhões e que assegura, minimamente, a ressocialização.

Para o deputado, “cabe ao Estado proceder oportunidades como essa”, pois o tema merece atenção do Poder Público, já que o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, com mais de 700 mil apenados.

Sandro Pimentel aproveitou o momento para reforçar o pedido feito ao Governo do Estado de instalação de scanners corporais nas unidades prisionais, para evitar a ocorrência de situações vexatórias de mulheres durante visitas a parentes apenados.