
A padaria Bonfim, localizada na avenida Prudente de Morais, na zona Sul de Natal, foi alvo de uma operação conjunta deflagrada na manhã desta terça-feira (27) pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte e pela Secretaria de Estado da Fazenda. A ação, denominada Operação Sócio de Papel, tem como objetivo desarticular um esquema de sonegação fiscal e blindagem patrimonial no setor de panificação.
A investigação é conduzida pela Delegacia Especializada na Investigação de Crimes Contra a Ordem Tributária (DEICOT), com apoio da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ/RN). A operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão em imóveis ligados aos investigados e contou com a decretação judicial do sequestro de bens no valor de até R$ 4,8 milhões, quantia equivalente ao prejuízo estimado aos cofres públicos.
De acordo com os investigadores, o nome da operação faz referência à principal estratégia utilizada pelos suspeitos: o uso de “laranjas” como sócios apenas no papel, enquanto a administração e os lucros reais eram mantidos por pessoas não formalmente vinculadas à empresa. A manobra tinha como objetivo dificultar a atuação dos órgãos de fiscalização e evitar a cobrança dos tributos devidos.
Além da ação na padaria, agentes da Sefaz também estiveram, na mesma manhã, em uma residência localizada no condomínio de luxo West Park Boulevard, no bairro de Lagoa Nova, também na zona Sul de Natal. A movimentação chamou a atenção dos moradores do local.
A padaria Bonfim é uma das mais tradicionais da capital potiguar e tem grande fluxo de clientes diariamente. Novas informações sobre o caso devem ser divulgadas pelas autoridades nos próximos dias.
96 FM