Saiba como serão aplicados na Saúde do RN os recursos liberados por Bolsonaro

21 de Agosto 2019 - 12h47
Créditos:

Durante entrevista concedida ao Jornal da Tropical, 1ª edição, nesta quarta-feira (21), o secretário de estado da Saúde Pública, Cipriano Maia, falou sobre as áreas prioritárias da Saúde no RN a receberem investimentos, a partir da liberação, formalizada na última sexta-feira (16), de R$ 65 milhões, por parte do Ministério da Saúde.

LEIA MAIS: Ministro de Bolsonaro libera R$ 84,6 milhões para a saúde de 51 cidades do RN

Cipriano informou que os recursos, os quais serão liberados gradativamente ao longo deste ano, serão destinados à regularização de contratos que se encontram sem cobertura financeira, à expansão e melhoria dos serviços de saúde nos locais de situação mais crítica, e à ampliação das cirurgias eletivas.

Para o incremento das cirurgias eletivas no estado, o secretário destacou os investimentos no Hospital Varela Santiago e Hospital da Polícia, onde também será possível a realização de cirurgias de retaguarda para a Rede de Urgência e Emergência.

Além disso, o secretário ressaltou a importância da regionalização da Saúde, foco da atual gestão. Nesse sentido, enfatizou o papel dos consórcios interfederativos como instrumento para dar suporte à gestão dos serviços na região. “Por meio dos consórcios, o estado e municípios agregam os recursos, gerenciados dentro da autarquia interfederativa, o que possibilita a racionalização do uso desses recursos, a melhoria da gestão dos serviços ofertados e o aumento de sua qualidade e resolutividade, considerando, nesse processo, as demandas específicas de cada região”, explicou.

Outro tema abordado na entrevista foi a assistência obstétrica. Cipriano destacou os resultados positivos possibilitados pela implantação da Central de Acesso à Rede de Atenção à Saúde com foco na obstetrícia. A partir dessa Central tornou-se possível um melhor direcionamento das pacientes de baixo, médio e alto risco às unidades corretas, o que impacta diretamente na assistência ao parto de forma segura e, consequentemente, na diminuição dos índices de mortalidade materna. Hoje a regulação está instituída na Central de Regulação do SAMU/RN, com profissionais específicos para esse tipo de regulação.

“Esse é um exemplo do quanto a regulação é importante para facilitar o acesso dos usuários. Queremos incrementar a regulação em todas as áreas da Saúde, como no que diz respeito aos leitos de UTI, às cirurgias eletivas e ao acesso às portas de urgência. A regulação é uma ação prevista no SUS há muitos anos, mas ainda enfrentava sérias dificuldades no RN, mas já obtivemos muitos avanços no processo regulatório do estado, como é o caso da assistência obstétrica”, afirmou Cipriano.