Roadshow apresenta Parque Tecnológico Metrópole Digital a empresas de São Paulo

01 de Dezembro 2019 - 04h36
Créditos:

O Sebrae no Rio Grande do Norte promove um evento em São Paulo para atrair empresas para o Parque Tecnológico do Instituto Metrópole Digital (IMD). O Roadshow será realizado na próxima terça-feira (3), às 15h, no InovaBra, o habitat de inovação do Bradesco, situado na região central da capital paulista. O objetivo é apresentar os diferencias da cidade de Natal e os atrativos fiscais oferecidos da perspectiva da inovação para as empresas que se instalarem na área, que está sendo considerada um hub de oportunidades de novos negócios. Estão sendo convidados representantes de grandes empresas e empresários do setor de Tecnologia da Informação (TI) e de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Para assegurar a presença do público alvo, o Roadshow do Parque Tecnológico do IMD em São Paulo conta com o apoio d a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assepro) e Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). A proposta é incentivar a instalação no parque de empresas que buscas desenvolver projetos de P&D justamente pelos atrativos oferecidos. O Parque Tecnológico do IMD aglutina infraestrutura tecnológica, talentos humanos capacitados e incentivos fiscais para subsidiar o desenvolvimento de empresas de TI.

Como uma alavanca para o desenvolvimento econômico, social e humano no estado do Rio Grande do Norte, especialmente na cidade do Natal, o parque fomenta, apoia e desenvolve atividades relacionadas à ciência, à tecnologia, ao empreendedorismo e à inovação, promovendo sinergia entre academia, governo, sociedade e empresas de Tecnologia da Informação (TI).

A apresentação dos benefícios tributários e isenções fiscais oferecidos pelo município e pelo estado está dentro da programação do roadshow. Um deles é a redução de 5% para 2% a alíquota do Imposto Sobre Serviço (ISS). No caso do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), a redução pode chegar a até 75% e até 95% de renúncia do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

“O Sebrae entende que consolidar e desenvolver o parque deve ser uma meta para todas as instituições do estado porque o Parque do IMD vai beneficiar todo o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte”, diz o gestor do projeto "RN Digital e Startups" e do Sebraelab no Sebrae-RN, Carlos von Sohsten.

Está prevista na programação a apresentação das soluções tecnológicas do IMD e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de depoimentos de empresários do ecossistema potiguar de inovação, que contém 140 projetos apoiados e uma comunidade que reúne mais de 3 mil membros. Somente a incubadora Inova Metrópole abriga 25 empresas incubadas. O Parque é o instrumento que conecta as forças dinâmicas do ecossistema de empreendedorismo inovador e startups que, no caso do Rio Grande do Norte, cresceu 500% nos últimos 2 anos devido às grandes empresas e à rede de instituições que atuam para fomentar o desenvolvimento econômico da região.

Participam do evento, o presidente da 3 Corações, Pedro Alcântara Rego de Lima, o idealizador da HXD OTT Video Solutions e diretor da HIRIX Software Engineering, Salustiano Fagundes, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Jaime Calado, e o secretário municipal da Planejamento de Natal, Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva.

Do IMD, estarão presentes diretor do IMD, José Ivonildo do Rêgo, o diretor do parque, Anderson Paiva Cruz, o diretor adjunto do parque, Rodrigo Romão do Nascimento, e o diretor de TI, Itamar Barroca Filho, além do diretor da Agência de Inovação da UFRN (AGIR), Daniel de Lima Pontes.