
Os casos confirmados de coronavírus no Rio Grande do Norte subiram para 9.440, segundos dados da Secretaria de Saúde do RN divulgados nesta sexta-feira (05). O número de óbitos passou para 387 (dois nas últimas 24 horas) e 67 óbitos estão em investigação.
A taxa de isolamento social continuou muito baixa nesta quinta-feira - 40%. Na manhã desta sexta-feira, 618 pessoas estavam internadas em UTIs, semi-UTI's e leitos clínicos em hospitais das redes pública e privada - sendo 323 em situação crítica. A de fila de regulação tinha 44 pessoas com prioridade 1 e 2 para internação em leitos críticos exclusivos Covid-19.
A taxa de ocupação de leitos é de 100% na região Oeste, em Pau dos Ferros, Natal e Grande Natal, e de 63,6% no Seridó. O secretário-adjunto de Saúde do RN, Petrônio Spinelli, explicou que ainda há grande necessidade de a população ficar em casa para reduzir o contágio e as internações. "Todo esforço para abertura de leitos ainda é insuficiente se a população não se engajar. É preciso que as pessoas se conscientizem por que chegará o momento que não será mais possível abrir novos leitos".
Ele citou os esforços conjuntos do Estado e dos municípios. Parnamirim abriu um Hospital de Campanha com leitos para estabilização, mas não para casos críticos. Em Santa Cruz, o Hospital Municipal, em parceria com Estado, dispõe de leitos Covid-19. Em Guamaré novos leitos estão em implantação. No Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, as vagas são de retaguarda para os Hospitais Tarcísio Maia e São Luiz. O Governo trabalha para criar mais 15 leitos no São Luiz e abrir outros nos hospitais regionais de Assú e Santo Antônio. Em Pau dos Ferros, dois novos leitos completos foram instalados.