Restos mortais de Augusto Severo retornam para o RN ainda em dezembro

13 de Dezembro 2022 - 15h37
Créditos:

Os restos mortais do aeronauta e mártir da aviação Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, falecido há 120 anos em 12 de maio de 1902, em Paris, chegarão ao Rio Grande do Norte – sua terra natal – nesta sexta-feira, 16 de dezembro. O baú será transportado em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e deve pousar na Base Aérea de Natal.

O Governo do Estado promoverá um ato solene, às 14h, no mesmo dia, no Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV), no terminal do antigo aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim. A previsão é que os restos mortais permaneçam guardados no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), até a conclusão do memorial na cidade de Macaíba, na região metropolitana de Natal, onde Severo nasceu, em 11 de janeiro de 1864.

A decisão judicial que permitiu trazer ele de volta ao RN é recente, contudo, há mais de uma década pesquisadores, admiradores e familiares tentavam esse feito. No último dia 5 de dezembro, aconteceu a remoção dos ossos do cemitério de São João, no Rio de Janeiro, e algumas peças originais de adorno do túmulo, que também serão trazidos.

 

Links Relacionados: