Reitor eleito da UFRN admite preocupação com possível interferência de Bolsonaro

29 de Janeiro 2019 - 14h46
Créditos:

O reitor eleito da UFRN, professor Daniel Diniz, admitiu que é grande o temor por uma interferência do presidente Jair Bolsonaro (PSL) no futuro da Universidade. Escolhido por meio do voto entre professores e alunos para suceder a atual reitora Angela Paiva a partir de maio, Daniel foi entrevistado no programa Gazeta Notícias, da TV Gazeta RN nesta segunda-feira (28).


Daniel Diniz afirmou que há uma "preocupação muito grande" por parte da UFRN, diante da possibilidade do presidente alterar os rumos da instituição. A possibilidade existe a partir do novo decreto assinado ainda pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) no fim do seu governo. Segundo a imprensa nacional, além da UFRN outras 10 instituições federais podem ter seus comandos escolhidos pelo presidente.


O reitor eleito diz que o caso pode gerar muita "perda de tempo" e um "desgaste muito grande" para a UFRN caso Bolsonaro escolha outra nome. Daniel Diniz disse ainda que "a defesa da democracia é um valor muito importante para as universidades".


Com a ascensão de Daniel Diniz ao cargo, a UFRN poderá ficar por mais de 30 anos sob o comando do mesmo grupo político, sempre ligado a partidos de esquerda do país.