Redução de empréstimos da Caixa ao Nordeste teve redução de 21,6%, aponta Jean

07 de Agosto 2019 - 08h20
Créditos:

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) anunciou, ontem, em plenário, que a bancada do Nordeste espera explicações técnicas convincentes para a redução de empréstimos e operações de créditos realizadas pela Caixa Econômica Federal para as empresas da região. O presidente Caixa, Pedro Guimarães, é o convidado para o café da manhã com parlamentares nordestinos nesta quarta-feira, 7. 

“O presidente da Caixa está convidando a bancada, mas, por mais que ele capriche no cardápio, eu acho que teremos um café da manhã um pouco indigesto, porque a própria estatística fala por si”, criticou. A Caixa Econômica reduziu a menos de 2,5% o percentual de empréstimos à região Nordeste este ano. Em comparação a 2018, houve uma queda de 21,6%.  

“Quero alertar para o seguinte: se a informação for confirmada de que o próprio presidente da Caixa teria dado essa ordem de preterir os empréstimos ao Nordeste, isso pode caracterizar crime de responsabilidade”, denunciou. “Teremos um caso bastante grave a lidar pelo Senado.

Audiência 

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou por unanimidade na terça-feira, 6, requerimento para ouvir Pedro Guimarães sobre as diretrizes para a concessão de empréstimos para estados e municípios da região Nordeste. O pedido foi feito pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-ES) e Eliziane Gama (PPS-MA).