Redes sociais podem ser decisivas em processo seletivo

12 de Fevereiro 2019 - 10h52
Créditos:

O tempo em que as redes sociais eram usadas exclusivamente para fins de entretenimento e diversão já passou. O meio digital se incorporou ao dia a dia e hoje ocupa um lugar de destaque nas relações sociais, inclusive no âmbito corporativo. Diante deste cenário, é importante que os profissionais fiquem atentos ao modo como se comportam no meio digital, principalmente aqueles que estão à procura de um espaço no mercado de trabalho.

“As redes sociais passaram a ser um espaço de consulta para a área de Recursos Humanos, é onde podemos conhecer um pouco mais sobre o candidato, como se comporta em outros ambientes e verificarmos como sua atitude pode repercutir na empresa”, destaca Ana Cláudia Medeiros, gerente de Recursos Humanos da Rui Cadete Consultores. Para a especialista, esse recurso é fundamental na hora de um processo seletivo e pode ser decisivo na escolha de um candidato.

Nesse sentido, os que estão na busca de um emprego devem se atentar ao que mostram em sua vitrine virtual. A especialista em Recursos Humanos recomenda selecionar uma boa foto para a rede e alimentar o perfil com postagens construtivas e interessantes, além de ser cauteloso com o que comenta e compartilha. “As pessoas tendem a ser muito radicais, ou é ferro ou fogo. É importante que não sejamos tão radicais ao opinar, criticar e nos expressarmos em relação àquilo que pensamos”, adverte.

Os cuidados, porém, não devem ser tomados apenas pelos que desejam ingressar no mercado. É importante que os colaboradores que já estão na empresa também se policiem em relação a postagens nas redes sociais. “Depois que ocupamos uma vaga, nossa atitude no ambiente virtual se torna ainda mais visada, porque passamos a ser uma extensão da empresa, da organização, somos a imagem da empresa”, finaliza Ana Cláudia.