Psyllium: conheça este suplemento natural que pode diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue

12 de Abril 2023 - 03h23
Créditos:

O psyllium é uma fonte rica de fibra dietética obtida a partir da casca da semente de uma erva chamada Plantago ovata. Vários estudos apontam benefícios da sua suplementação, principalmente em indivíduos que sofrem de constipação (melhora o trânsito intestinal) ou com níveis elevados de colesterol LDL, o tipo "ruim", de forma leve ou moderada.

Pessoas com constipação e hemorroida se beneficiam do psyllium devido à capacidade dele de amaciar o bolo fecal, quando associado a uma ingestão adequada de líquidos. Também é indicado no tratamento de hemorroidas em alguns casos.

Estudos recentes apontaram potenciais benefícios do psyllium para pessoas que sofrem com hipercolesterolemia, que é o aumento dos níveis de gordura no sangue.

Um trabalho conduzido por pesquisadores do Instituto de Ciências Médicas, Escola de Medicina da Universidade Jiaotong de Xangai, na China, publicado no European Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que a ingestão diária de 3 g a 20,4 g de psyllium por dia foi associada a redução dos níveis de colesterol LDL.

Outra pesquisa, com adultos, revelou que ingerir 5,1 g de psyllium duas vezes ao dia reduziu em 4,7% e 6,7% os níveis de colesterol total e LDL, respectivamente, após 26 semanas.

Os pesquisadores concluíram que o "psyllium pode produzir efeito de redução do colesterol sérico dependente da dose e do tempo em pacientes com hipercolesterolemia leve e moderada e seria útil como adjuvante da terapia dietética para o tratamento da hipercolesterolemia".

Em crianças e adolescentes, uma revisão de estudos concluiu que a suplementação de psyllium reduziu entre 2,78% e 22,8% os níveis de concentração de colesterol LDL no sangue.

Agências de saúde dos Estados Unidos consideram o psyllium seguro para a maioria das pessoas "quando tomado com bastante líquido" – é sugerido tomar um copo de água (200 ml) para cada 3 g a 5 g de casca ou 7 g de semente. A recomendação é começar com uma dose baixa e aumentá-la progressivamente.

Pacientes em tratamento com carbamazepina, lítio, metformina, olanzapina, digoxina ou etinilestradiol devem consultar seus médicos antes de fazer a suplementação, já que pode haver interações que prejudicam a eficácia dos medicamentos.

Com informações do R7