Presidente da Fiesp defende delegar reabertura da economia a prefeitos

15 de Maio 2020 - 03h09
Créditos:

A quinta-feira (14) foi marcada por uma reunião do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Casa Civil, Walter Braga Netto e mais de 500 empresários e membros de conselhos de empresas do Brasil para discutir os rumos da economia e os planos de retomada.

No centro da discussão estava Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Segundo o empresário, as decisões de reabertura do comércio devem ser delegadas a prefeitos e à “comunidade”, que, segundo ele, teriam uma compreensão melhor da região e da situação dos aparatos de saúde locais, como empresários, trabalhadores e médicos.

Em entrevista à CNN, o presidente da Fiesp defendeu o fim da homogeneidade das decisões feitas por governadores, especialmente em São Paulo, que definiu como tendo “645 realidades diferentes”, fazendo alusão ao número de municípios do estado.

“Queremos dar força ao municípios, pois a comunidade local sabe melhor que qualquer um da situação da região. É necessária uma mudança de critérios pois não há embasamento em uma decisão monocrática que atinge 645 municípios.”

Ele avalia que não são corretas “decisões horizontais”, e disse ser impossível comparar uma cidade de 100 mil habitantes com São Paulo capital, e defendeu o uso de protocolos de reabertura e distanciamento, como o elaborado pela própria Fiesp em documento enviado para gestores públicos de todo o país.

Fonte: CNN Brasil