Prefeito de Natal diz ao Sinte não ter como pagar este ano retroativo de 2018

24 de julho 2019 - 04h04
Créditos:

A Prefeitura de Natal não tem como pagar neste ano o retroativo do Piso Salarial de 2018. É o que afirmou o prefeito Álvaro Dias em audiência nessa terça-feira (23) com a direção do SINTE/RN. De acordo com o chefe do Executivo da capital, a previsão é pagar apenas em 2020. Tal verba, segundo a Secretária de Administração do município, será inclusa no orçamento do ano que vem.

A direção do SINTE/RN avisou que os educadores já preparam mais um protesto. Uma parada de 24 horas da Rede Municipal está programada para acontecer em 02 de agosto. A deliberação da paralisação, que será a terceira neste ano, foi tirada em assembleia da categoria na manhã dessa terça (23).

Além do retroativo do Piso, também foi tratado do cronograma de pagamento de direitos funcionais. A secretária de educação de Natal, Cristina Barreto, reafirmou o cumprimento do cronograma estabelecido, exceto pagar os quinquênios agora em julho. A coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, comentou o resultado da audiência: “Cabe agora a categoria reagir, lutar para que o Prefeito não descumpra o processo de atualização dos nossos direitos”, afirmou.

Na audiência, o SINTE voltou a cobrar o pagamento dos 10% do acordo de greve firmado em 2013. Contudo, as secretárias de administração e de educação disseram não reconhecer a dívida que o município tem com os educadores. A resposta surpreendeu a direção do Sindicato: “Nenhum prefeito vai passar calote na categoria, porque a luta vai continuar e os 10% estão em pauta desde 2013”.

Ainda foi tratado da reposição de aula. Porém, foi acordado se agendar uma reunião específica para debater esta questão. Por fim, se debateu o concurso realizado em 2015, que expira em 31 de julho. De acordo com o município, antes do término serão convocados mais 16 professores das disciplinas de artes, religião e português.