Por que não se deve colocar colchão e travesseiro no sol: veja o jeito certo de higienizar

28 de julho 2023 - 08h54
Créditos:

Colchões e travesseiros ficam com cheiros desagradáveis e manchas de suor ao longo do tempo e, portanto, a limpeza precisa ser feita com frequência. O problema é: como fazer isso sem estragar o produto?

O primeiro passo é entender que a manutenção do colchão é mais do que apenas limpar uma vez por mês. Envolve:

  • Arejar o objeto com frequência
  • Não arrumar a cama logo que acordar
  • Nunca usar água para fazer a limpeza (para o travesseiro, há exceções)
  • Nunca colocá-los no sol

Apesar da crença popular de que deixar o colchão e o travesseiro no sol pode ajudar na limpeza, é comprovado que a ação tem o efeito contrário. Isso porque o raio de sol atinge apenas a superfície do objeto e não consegue esquentar o interior do objeto.

“O calor do sol não é suficiente para matar os ácaros dentro do colchão ou travesseiro e pode fazer justamente o oposto, ajudando na sua proliferação”, afirma Mayara Lorena, médica especialista em alergia e imunologia pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

Os ácaros são animais microscópicos, responsáveis por grande parte das doenças respiratórias no Brasil, como rinite e asma.

O primeiro ponto é que não se pode lavar nenhum colchão com água, tanto para não prejudicar a vida útil do produto como para evitar problemas de saúde.

“O colchão não seca totalmente. Dentro, ele fica úmido, o que leva a uma maior proliferação de ácaros”, diz a médica Mayara Lorena.

Os especialistas indicam, no lugar disso, limpar o colchão com um aspirador de pó no dia da faxina da casa.

Outra coisa que o consumidor pode estar fazendo “errado” é arrumar a cama logo após levantar. “Depois de acordar, é preciso deixar a cama desfeita, com janelas abertas e ambiente bem arejado, para secar o suor”, ensina Lorena.

“O ideal é tirar a roupa de cama a cada duas semanas e deixar respirando o dia todo, com a janela aberta”, completa Trevisan.

Diferente dos colchões, travesseiros feitos com alguns materiais podem ser lavados com água e até colocados na máquina de lavar. Mas é preciso ficar bem atento à especificação da etiqueta do produto.

A alergista Mayara Lorena também faz um alerta: “De preferência, o travesseiro só pode ser lavado em casa se tiver uma máquina de secar, para garantir que não vai ficar úmido. Se não, é melhor levar em lavanderia”.

As misturinhas são muito buscadas quando o colchão começa a acumular manchas ou cheiros desagradáveis. O vinagre e o bicarbonato de sódio são escolhas populares para lidar com isso.

Mas, como mencionado, não é indicado usar água ou qualquer líquido, já que o colchão não seca completamente. “O vinagre é úmido, por isso não tem como ter certeza de que vai secar. Não há orientação médica para que isso seja usado”, explica Lorena.

Com informações de G1