
O ministro Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) disse nesta quinta-feira (6) que o presidente Lula (PT) vai receber da União Brasil a indicação para o Ministério do Turismo e que o deputado Celso Sabino (União Brasil-PA) assumirá o cargo.
Trata-se da primeira confirmação do governo, publicamente, de que haverá troca na pasta. O imbróglio em torno do Turismo começou há mais de um mês, quando o partido passou a pedir a demissão da atual ministra, Daniela Carneiro.
"O presidente agradeceu a ministra pelo excelente trabalho feito pela recuperação do Turismo no Brasil e pela disposição dela de permanecer contribuindo com o governo no Congresso, com o protagonismo de ser a deputada federal mais votada do Rio de Janeiro", disse Padilha, em nota.
Daniela esteve reunida com Lula durante a tarde e havia expectativa de sua demissão ainda nesta quinta. As horas seguintes ao encontro foram marcadas por pronunciamentos desencontrados de ministros palacianos e irritação de parlamentares da União Brasil.
A declaração do ministro da articulação política foi feita após Paulo Pimenta (Secom) dizer a jornalistas que Daniela continuaria no posto. Primeiramente, ele disse que haveria sobrevida de, ao menos, uma semana, porque o governo espera as votações econômicas na Câmara dos Deputados.
Depois, reforçou que a ministra já havia colocado o seu cargo à disposição e tem conhecimento de que a saída é certa.
A manutenção de Daniela no cargo trouxe apreensão à União Brasil, por temor de que o governo tivesse desistido da troca —que já está acordada há semanas, mas ainda não havia sido confirmada.
A ministra tenta no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deixar o partido. Por ser deputada, ela precisa de autorização da Justiça para não perder o mandato. Assim, a União Brasil passou a demandar o ministério de volta para o governo.
Com informações de Folha de São Paulo