Partido de Benes Leocádio, PRB fecha questão a favor da reforma da Previdência

09 de julho 2019 - 15h34
Créditos:

O líder do PRB, deputado Jhonatan de Jesus (RR), disse que a bancada vai votar a favor da reforma da Previdência (PEC 6/19). Ele adiantou, no entanto, que vai apoiar o destaque da bancada feminina para mudança no cálculo do benefício das mulheres.

A bancada defende a possibilidade de a mulher ter um benefício maior a partir dos 15 anos de contribuição – o mínimo para aposentadoria (além da idade mínima de 62 anos). Na redação da comissão especial, segundo a bancada feminina, as mulheres só poderiam reivindicar um benefício maior a partir de 20 anos na ativa. Assim, entre os 15 e 20 anos, o benefício seria de 60% da média das contribuições.

A nova redação vai permitir o aumento de 2% a cada ano a mais na ativa a partir dos 15 anos de contribuição.

“Vamos votar a favor do texto porque os termos negociados foram atendidos: retirada do rural, do BPC, da capitalização. Fizemos um trabalho para preparar a Previdência e o futuro do País”, disse Jhonatan de Jesus.

Estados e municípios
O deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG) afirmou que o partido já apresentou uma emenda para incluir estados e municípios nos termos da reforma. O líder do partido, deputado Marcel Van Hattem (RS), disse que é preciso uma mesma regra para todas as esferas.

Mas o líder do Podemos, deputado José Nelto (GO), se adiantou ao afirmar que vai votar contra a reforma se houver negociação para colocar estados e municípios. “Os governadores têm de assumir a responsabilidade”, disse.

Agência Câmara