Para deputados, presidente da Caern defende abertura de capital da empresa

17 de Setembro 2019 - 14h42
Créditos:

A abertura de capital da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) foi debatida nesta terça-feira (17) na reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior (CDCMI) da Assembleia Legislativa, que contou com a presença do diretor presidente da Companhia, Roberto Sérgio Linhares, convidado por sugestão do deputado Ubaldo Fernandes (PL).

“Nós convidamos o presidente da Caern para que ele explicasse qual é o modelo de abertura de capital a ser utilizado. Havia a dúvida se essa operação seria um passo para a privatização. O tema foi muito bem explicado pelo dirigente da Companhia, que inclusive descartou o aumento de tarifas com a pretendida abertura de capital. Isso deixou a gente mais tranquilo”, afirmou o deputado Ubaldo após as explicações.  

De acordo com Roberto Sérgio, a abertura do capital vai dar condições de investimentos à Caern com recursos próprios para levar mais saneamento para a população potiguar.

“Para se ter uma ideia, 34 municípios do Alto Oeste estão em situação precárias de abastecimento de água. São 105 mil pessoas na região que não têm água e a Companhia não dispõe de recursos suficientes para novos investimentos continuação das obras que não foram concluídas. Em 50 anos, a Caern acumulou prejuízos no valor de R$ 301 milhões. A abertura de capital, que no máximo só pode chegar até 49%, vai ser boa para os empregados, para a companhia e para a população”, disse o diretor.

Ele explicou ainda que o objetivo da abertura de capital vai possibilitar à Companhia prestar um bom serviço com eficiência para a população.

O presidente da Comissão, deputado Sandro Pimentel (PSOL) parabenizou o presidente da Caern por ter proporcionado a saída da Companhia de um sistema deficitário para um superavitário, mas que precisava de se aprofundar nos estudos para ter um melhor conhecimento sobre a abertura do capital.

Deliberação

Logo após as explicações do diretor da Caern, a Comissão analisou e votou duas matérias. Uma delas, de iniciativa do deputado Ubaldo Determina que as Concessionárias de Águas e Esgotos, Energia Elétrica e Distribuição de Gás devem dar publicidade a Agência Reguladora de Serviços.

A outra, propositura da deputada Cristiane Dantas (SDD) dispõe sobre a Adoção de Práticas e Métodos Sustentáveis na Construção Civil e Obras Executadas no Estado. As duas foram aprovadas por unanimidades, com emendas.

Participaram da reunião os deputados Sandro Pimentel, Cristiane Dantas, Ubaldo Fernandes e Hermano Morais.