Pandemia evidencia relevância do profissional contábil para as empresas

23 de Abril 2020 - 06h33
Créditos:

Alguns historiadores atribuem a origem da contabilidade aos povos egípcios, fenícios e persas, considerando que na época já havia uma forma rudimentar de negociações. Porém, todos concordam que seu grande marco inicial se deu com o desenvolvimento do comércio nas Índias e o surgimento do mercantilismo. Desde então é notável a importância do profissional contabilista para as empresas, visto que ele detém o conhecimento necessário para fornecer informações sobre custos, encargos tributários, índices financeiros e outros, podendo auxiliar na tomada de decisões garantindo que operações ocorram de forma correta e segura.

Na opinião da contadora e diretora da Fortes Tecnologia unidade Natal, Sunny Maia, a pandemia do coronavírus está evidenciando ainda mais a relevância de quem trabalha na área.  “Este é o momento do profissional da contabilidade se recolocar no mercado de trabalho, pois as empresas estão entendendo seu real valor. Com todas as novas informações da área contábil e as obrigações quanto às relações de trabalho, esse profissional é o mais capacitado e entende qual a melhor decisão a tomar em cada caso. O profissional da contabilidade é uma espécie de médico: assim como o médico trata e cura pessoas, o contador trata e busca resolver os problemas das empresas”, avaliou.

Segundo pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o serviço contábil é o mais procurado pelos empreendedores. O contador participa do desenvolvimento da empresa desde a sua abertura por meio da estruturação contábil, do planejamento fiscal financeiro e mensurando o retorno do capital investido. Conhecendo encargos e obrigações legais o empreendedor pode, além de driblar a burocracia, evitar o fechamento precoce do negócio.

 Existe uma gama de produtos que podem ser oferecidos pelo profissional contábil. Entre eles estão a gestão dos encargos fiscais e trabalhista, pró-labore, auditoria contábil e o diagnóstico financeiro. Utilizando a contabilidade como ferramenta de gestão integrada aos outros setores da empresa, é possível projetar resultados positivos e potencializar o crescimento do negócio.