Operadoras intensificam instalações de internet durante pandemia

08 de Maio 2020 - 06h32
Créditos:

A demanda por internet nunca foi tão grande como agora e, sempre em busca de tecnologias que garantem mais benefícios ao usuário, o mercado de telecomunicações investe no uso de fibra óptica. Em três anos, o acesso por meio da fibra cresceu quase cinco vezes e em 2020 a tecnologia já se mostra presente em 98% dos municípios brasileiros. Em Natal, 42% da rede da Cabo Telecom, uma das maiores operadoras do estado, já é de fibra e, mesmo em meio à pandemia, o serviço de ampliação continua.

“Atualmente, diante do cenário que estamos vivenciando, é difícil traçar metas em virtude das restrições sanitárias, mas estamos seguindo a execução do plano de expansão óptica, com foco nos bairros de Satélite e Planalto”, comenta Kligw Fernandes, supervisor de projetos e redes da Cabo Telecom. Regiões como os bairros do Tirol, Lagoa Nova e Capim Macio já são beneficiadas com esta tecnologia, que é o futuro da internet. Além disso, a expansão da fibra óptica já atinge também a região metropolitana de Natal, como Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

A fibra óptica se diferencia por oferecer uma troca de informações mais rápida, principalmente por transmitir os dados através da refração de luz e, ainda, pela sua composição com material isolantes que impede interferência eletromagnética. A transmissão veloz e sem perdas de dados, além de ser um avanço no serviço, também se mostra como uma das prioridades durante o isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírus, quando cada vez mais usuários precisam trabalhar e estudar de casa, aumentando o fluxo de internet, o que exige mais da conexão.

No entanto, apesar de ser considerada como o futuro no mundo das telecomunicações, a fibra óptica não deixa para trás a tecnologia já existente no mercado. A rede coaxial, que compreende grande parte do cabeamento utilizado na capital potiguar, também é composta de materiais que impedem interferências no sinal de internet. “Temos bons resultados com a rede já instalada na cidade e que ainda tem muito tempo de vida útil. Intensificamos a instalação da fibra óptica para proporcionar ao nosso cliente cada vez mais velocidade e qualidade no atendimento, ampliando as redes de conexões e fornecendo tecnologia cada vez mais nova. Por isso estamos, mesmo em meio a este cenário, trabalhando incessantemente para que o mais breve possível a cidade seja toda atendida por fibra”, comenta Claudio Alvarez, diretor presidente da Cabo Telecom.