Obras para implementação de binário nas ruas Jaguarari e São José são iniciadas

25 de julho 2023 - 15h34
Créditos:

A Prefeitura do Natal iniciou oficialmente nesta terça-feira (25),  as obras visando a implementação do binário nas ruas Jaguarari e São José. O projeto tem como objetivo otimizar o fluxo de tráfego e melhorar a mobilidade urbana na região.

A primeira etapa dos trabalhos compreende o recapeamento asfáltico da rua Jaguarari, em um trecho que abrange da avenida Nevaldo Rocha até a avenida Antônio Basílio. A execução dos serviços está sob responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), que conta com a presença de agentes de mobilidade no local para orientar os motoristas e garantir a segurança durante o período das obras.

Além do recapeamento, o projeto prevê uma completa requalificação viária que inclui a melhoria da acessibilidade dos passeios, a implantação de ciclovias e o embelezamento paisagístico ao longo das duas vias. A revitalização da sinalização viária também faz parte das intervenções, com o intuito de proporcionar uma circulação mais segura para pedestres e condutores.

Com a implantação do binário, a rua Jaguarari terá sentido único no sentido Sul, abrangendo o trecho entre a Rua Meira e Sá e a Avenida Antônio Basílio. Já a Rua São José terá o fluxo de veículos no sentido contrário, no sentido Centro, compreendendo o trajeto entre as avenidas Lima e Silva e Alexandrino de Alencar.

Segundo a STTU, este será o primeiro binário implantado na cidade no sentido perpendicular aos já existentes. O prazo estimado para a conclusão da obra é de até 90 dias, durante os quais também será realizada a construção de meio-fio em concreto, execução do pavimento, instalação de piso tátil e plantio de árvores.

As ruas Jaguarari e São José são vias de grande movimentação, com a rua Jaguarari recebendo cerca de 30 mil veículos diariamente e a rua São José cerca de 20 mil veículos por dia. Com a mudança de sentido proposta pelo projeto, espera-se melhorar a segurança viária e a qualidade do tráfego na região. Além disso, as melhorias atenderão às necessidades dos ciclistas e pedestres, proporcionando infraestrutura adequada para outras formas de deslocamento na área.