O que acontece no seu corpo quando você toma uma lata de cerveja toda noite

04 de julho 2023 - 10h40
Créditos:

Beber cerveja é um pequeno prazer da vida adulta que agrada à maioria dos brasileiros e também a mais de 30% da população mundial. Um dos fatores que faz dessa bebida tão popular é sua associação aos eventos sociais. Churrasco com cerveja é uma combinação comum.

Um recente estudo realizado no Brasil pelo Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool) observou que sentimentos positivos têm se relacionado aos motivos que levam a pessoas a beber, superando situações como o estresse e a tristeza.

A média do consumo ao ano no Brasil é de 70 litros por pessoa, o que nos coloca na 21ª posição em consumo no globo.

O país é o terceiro maior produtor, atrás da China e dos Estados Unidos.

Em 2022, o volume de vendas foi de 15,1 bilhões de litros. Dados do Sindcerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja).

Apesar de ser considerada uma bebida leve quando comparada a outras bebidas como o vinho e os destilados, a cerveja contém álcool etílico, substância psicoativa com potencial de causar dependência e impactar negativamente o organismo.

E não existe um tipo da bebida melhor do que o outro: o que conta é a quantidade de álcool consumida.

O teor alcoólico das cervejas mais consumidas varia de 3,5% a 6%. A maioria possui 5%. Vale frisar que há marcas que têm teor alcoólico maior do que esse. Uma dose padrão é definida pela quantidade de etanol puro contida nas bebidas alcoólicas. 1 lata de cerveja de 350 ml ou 1 dose contém 14 g de álcool puro.

Cerca 3 milhões de mortes ao ano são atribuídas ao álcool em todo o mundo. E seu uso nocivo é o principal fator de risco para morte prematura e incapacidade de pessoas com idade entre 15 e 49 anos. A medida do consumo moderado é 1 dose para mulheres, e até 2 para homens ao dia.

O que você ganha (ou perde) com isso

Uma das mais saudáveis dietas do mundo —a mediterrânea— contempla o consumo moderado de álcool, no caso, o vinho. Isso fez que os pesquisadores se interessassem em saber se outros tipos de bebida poderiam beneficiar a saúde como um todo. Alguns estudos têm concluído que pequenas doses de álcool podem ser benéficas em algumas situações clínicas, mas as evidências mais atuais são claras: não se sabe a quantidade exata capaz de promover a saúde.

Abaixo, eis a lista do que você pode "ajudar a provocar" ao beber uma latinha de cerveja toda noite: 

- Morte precoce por todas as causas 
- Doenças do coração 
- Maior risco para tumores 
- Alterações metabólicas 
- Mudanças neurológicas.

O uso repetido do álcool leva à tolerância, que faz com que a pessoa aumente as doses para obter as mesmas sensações. Apesar disso, não se sabe exatamente porque alguns indivíduos desenvolvem esse tipo de transtorno.

Com informações de UOL

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Clique aqui e
receba notícias pelo whatsapp gratuitamente!