
O nível de intransigência no Brasil chegou a tal ponto que leitores desaprenderam a nobre arte de ler.
Vários veículos de comunicação discorreram, nos últimos dias, sobre estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) atestando que o óleo vazado na costa brasileira e que polui praias de todos os estados nordestinos é de origem venezuelana. (https://www.grandeponto.com.br/noticia/pesquisadores-da-ufba-respaldam-hipotese-de-que-petroleo-e-venezuelano?fbclid=IwAR2gaGeWW9253wPLAiR1N8OCHu_3eT31uBCWWxbED-ZDRyzuIGb20MFcOkU) (https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2019/10/10/analise-da-ufba-aponta-que-oleo-que-atinge-litoral-do-ne-e-da-venezuela.ghtml) (https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2019/10/10/interna-brasil,796529/oleo-derramado-em-praias-do-nordeste-tem-origem-venezuelana-conclui-u.shtml) (https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2019/10/analise-da-universidade-federal-da-bahia-tambem-diz-que-oleo-e-da-venezuela.shtml)
A notícia atiçou a esquerda e a direita tupiniquim,
A direita começou a acusar o governo venezuelano de, para sabotar o governo Bolsonaro, ter atirado óleo no mar brasileiro, esquecendo-se, por ora, que a Venezuela não transporta petróleo. É bem verdade que isso é um detalhe, mas faz diferença considerável.
De qualquer forma, a Venezuela nega o envolvimento no caso.
A esquerda ironizou a notícia, mostrando esquemas infantiloides de como o petróleo da Venezuela teria chegado às nossas praias, contornando o litoral do estados nortistas e lutado contra as correntes marítimas que seguem em direção ao Caribe, como se não pudesse ter sido transportado por algum navio (não necessariamente venezuelano) e solto, por acidente ou criminosamente, no mar.
Os estudos foram feitos por pesquisadores da UFBA e também de da Universidade Federal de Sergipe, e apontam para óleo venezuelano despejado no litoral nordestino.
Os pesquisadores não parecem ser simpatizantes do governo Bolsonaro, nem estão à soldo do governo de Maduro.
Cláudio Moura Castro escreveu texto sobre a dificuldade que mesmo gente bem posta na sociedade, com nível superior, tem de ler e entender o que estão lendo (https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/da-arte-brasileira-de-ler-o-que-nao-esta-escrito.503321/).