Novo teste reprova 18 marcas de creatina no Brasil; 10 não possuíam creatina na fórmula

11 de Outubro 2024 - 10h10
Créditos: Reprodução

A Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) realizou um novo laudo geral de análises de creatina em 2024. Os resultados impressionam: do total de 88 produtos analisados, 18 foram reprovados quanto ao teor de creatina no produto, apresentando inconformidade entre o que foi informado no rótulo e o que realmente consta no pote.

Dessas 18 marcas, surpreendentemente, 10 tiveram 100% de variação, ou seja, contêm qualquer farinha na embalagem, menos creatina. Vale lembrar que a legislação brasileira permite até 20% de variação, no máximo.

Se a variação for acima de 20%, o produto é considerado irregular e não deve estar em circulação no mercado. Nove marcas foram testadas, porém, não tiveram o nome dos seus produtos revelados pois entraram com medidas judiciais para a não divulgação dos resultados.

Creatina: marcas reprovadas no teste

Em contrapartida às marcas aprovadas, confira as marcas cuja variação de componentes não condiz com o que é proposto em seus rótulos:

CREATINA (MUSCLE FULL)
CREATINA PURA (SCI NUTRITION)
CREATINA 100% (Melius Nutrition)
Creature (Demons Lab)
CREATINE MONOHYDRATE (Wise Health)
Crea Delite (Dark Dragon)
Creawell (EVOLUTION NUT.)
Creatine (PROSIZE)

Entre as reprovadas, houve aquelas com a pior composição, 100%, onde o conteúdo do recipiente não apresentava nenhum registro de creatina. Confira:
Creatina 100% Pura (NFT Nutrition)
CREATINA MONOHIDRATADA (TRIBE NUTRITION)
Creatine (Muscle Pharm)
Creatina Monohidratada (Iron Tech Sports)
Power Creatina (INTLAB)
CREATINA (IMPURE NUTRITION)
Creatina Monohidratada (GENERIC LABS)
Creatina Monohidrate (Dymatrix Nutrition)
Creatin (Cellucor)Creatine Monohidratada (AGE)

Dos rótulos que ficam com o pior índice de creatina, veja quais também foram citadas na pesquisa anterior da Abenutri e repetiram-se nesta:

NFT Nutrition (100% de variação - pior índice na última pesquisa)
Iron Tech Sports (100% de variação - pior índice na última pesquisa)
IMPURE NUTRITION (100% de variação - pior índice na última pesquisa)
Dymatrix Nutrition (100% de variação - pior índice na última pesquisa)
    
Entre os itens reprovados, 56% deles têm variações de – 100%. Das 10 marcas apontadas com variação de – 100%, cinco delas pertencem ao mesmo fabricante. Esses fabricantes, além de praticarem crime de fraude, podem comprometer diretamente a saúde da população por venderem substâncias sem procedência.

Os riscos do consumo de suplementos fraudados vão de intoxicações graves até à morte, já que não se sabe o que, de fato, está sendo comercializado.

As análises foram realizadas por um laboratório centro de qualidade analítica certificado internacionalmente. A empresa avalia a segurança, identidade, composição e pureza de uma ampla gama de produtos, dentre os quais suplementos alimentares.

Com informações de Metrópoles e O Povo