Nordeste sedia maior encontro de robótica da América Latina

10 de Outubro 2023 - 08h14
Créditos:

Você já imaginou ter um robô que pode limpar sua casa, cozinhar sua comida e até prestar primeiros socorros? Essa é a realidade de alguns dos robôs autônomos que estão sendo apresentados no Robótica 2023, o maior evento de robótica da América Latina, que acontece até a próxima quinta-feira (12), no Centro de Convenções de Salvador.

O evento reúne cientistas e estudantes de todo o Brasil, além de representantes do Chile, México e Portugal, que disputam provas e participam de congressos e mostras. Os robôs autônomos são capazes de realizar diversas atividades, desde ações domésticas simples até tarefas mais complexas.

Um dos destaques é a liga de drones autônomos, sem piloto, que precisam fazer tarefas de habilidade e inteligência para identificar onde tem que pousar, carregar e transportar coisas, além de fazer contabilidade de materiais. Outro é a prova “At Home”, com os robôs autônomos para reconhecer, pegar e colocar objetos em uma área que simula uma casa.

Estimular o interesse dos estudantes

O Robótica 2023 é promovido pela RoboCup Brasil e organizado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), por meio do Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica (ACSO). O evento reúne diversos eventos em um: a Mostra Nacional de Robótica; a Competição Brasileira de Robótica; a Olimpíada Brasileira de Robótica; além dos congressos e workshops para estudantes e profissionais da área.

O coordenador-geral do evento, Marcos Simões, afirma que o objetivo é estimular o interesse pela robótica e pela ciência entre os jovens. “Há mais de 15 anos que um evento desse não acontece aqui. Da última vez, foi bem menor que esse. No domingo, muitas famílias vieram e, hoje, muitas escolas. O pessoal tem ficado maravilhado com as melhores universidades e escolas da América Latina disputando mais de 16 desafios diferentes”, diz.

Admirável mundo novo

O evento também atrai pessoas que não têm contato com a robótica, mas que se interessam pelo tema. As pesquisas de simulação e resolução de problemas da vida diária chamaram mais atenção dos que ali passaram pela primeira vez. Nas competições de robôs autônomos de tarefas cotidianas, cerca de 2 mil estudantes do ensino superior, médio e fundamental buscam o título e a classificação para o mundial. Durante o ano inteiro, foram cerca de 1800 equipes do Brasil e mais de 10 mil pessoas.

Uma das provas é a “At Home”, com os robôs autônomos para reconhecer, pegar e colocar objetos em uma área que simula uma casa.

O Robótica 2023 é uma oportunidade única para conhecer as novidades e os avanços da robótica no Brasil e no mundo. O Sistema FIEB também participa do evento, que é aberto ao público e tem entrada gratuita. Não perca essa chance de ver de perto os robôs autônomos que podem mudar o futuro da humanidade.

Com informações do Portal NE9