"Nem todos se adaptam ao home office", aponta especialista

01 de Abril 2020 - 07h00
Créditos:

A prática do home office nunca foi tão comum em todo o mundo como agora, com a pandemia do novo coronavírus. Uma das medidas mais eficazes para evitar o contágio, de acordo com as autoridades de saúde, é o distanciamento social e, com isso, os trabalhadores que podem estão migrando o serviço da empresa para casa. “É algo que se tornou necessário, uma das alternativas para que as empresas continuem fazendo suas entregas, continuem apresentando resultados, mesmo com o isolamento”, aponta a gerente de Recursos Humanos da Rui Cadete Consultores, Ana Cláudia Medeiros.

No entanto, apesar de ser uma necessidade durante este cenário, nem todo mundo está preparado para essa transição. “É preciso que o profissional de recursos humanos conheça o  estilo comportamental do seu colaborador: não são todas as pessoas que se adaptam ao trabalho home office, é importante fazer esse mapeamento e entender quem são os profissionais que terão mais facilidade e quais terão mais dificuldade a se adaptar e acompanhá-los de perto”, destaca Ana.

Para a especialista, é papel do gestor estar atento aos colaboradores e fortalecer a comunicação empresarial neste período, para o alinhamento das informações e fortalecimento da equipe. “É importante não esquecer de fomentar junto aos gestores a importância da comunicação, porque ela é fundamental para o sucesso do home office”, aconselha. 

Para os colaboradores, é primordial manter a produtividade em casa, principalmente neste período de incertezas econômicas. “É preciso empenho para que as entregas sigam acontecendo, e o colaborador continue sendo avaliado, de modo que os resultados junto aos clientes não sofram alterações”, comenta Ana. A especialista separou algumas dicas que podem ajudar na produtividade do colaborador.

  1. Não trabalhe de pijama. Trabalhar com roupa de dormir sempre vai levar o inconsciente querer voltar para a cama, ficar com preguiça. O ideal é que acorde, tome banho, se arrume e vá trabalhar.

  2. Escolha um bom espaço de trabalho em casa. Há diversos ‘ladrões do tempo’ em casa que precisam ser despistados, então é preciso encontrar um lugar mais reservado longe de distrações como televisão e celular. Quem tem filhos também precisa se atentar e buscar soluções para evitar a distração.

  3. Siga a rotina de trabalho. Seguir o horário de trabalho é obrigatório, mas também fundamental para manter a produtividade. É importante respeitar as pausas para almoço, por exemplo, e ter a disciplina de seguir a rotina à risca. 

  4. Participe das reuniões. Com o distanciamento, as reuniões virtuais ficaram cada vez mais frequentes, é importante que o colaborador se organize para marcar presença em todas elas. Reuniões de integração e de planejamento deixam este período mais fácil de ser trabalhado.