Natal terá workshop sobre Tecnologia em Cultivo Intensivo de Camarão

27 de Junho 2019 - 13h30
Créditos:


A produção de camarão caiu drasticamente no Rio Grande do Norte na última década. Somente as exportações do crustáceo saíram de 1.466 toneladas enviadas para o mercado internacional em 2009 para praticamente zero no ano passado de acordo com informações da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (Abccam).

A redução do cultivo se deve muito à incidência do Vírus da Síndrome da Mancha Branca, que afetou o Rio Grande do Norte e outros sete estados do Nordeste, além de Santa Catarina. Mas produtores e instituições buscam alternativas para viabilizar a criação, dar competitividade e ampliar a produção do crustáceo no estado, que ainda assim lidera o ranking nacional respondendo por mais de 37% da produção do país segundo o IBGE.

Para auxiliar criadores a otimizar os viveiros com foco no aumento de produção com segurança, o Sebrae no Rio Grande do Norte e a Aquacultura Integrada vão trazer para o estado dois especialistas internacionais para discutir o cenário da criação intensiva do crustáceo, durante o Workshop Tecnologia em Cultivo Intensivo de Camarão – AquaIn’19. O evento será realizado no dia 9 de agosto, no auditório do Sebrae, em Natal, e já está com as inscrições abertas, que podem ser feitas no www.sympla.com.br(https://www.sympla.com.br/workshop---tecnologia-em-cultivo-intensivo-de-camarao__558355).

Durante o evento, o diretor do Laboratório de Ciências de Produção em Aquicultura da Universidade do Estado de Kentucky, nos Estados Unidos, Doutor Andrew Ray, vai apresentar estratégias de produção, tanto em berçários como em tanque. Ele também vai explicar a técnica de filtração biológica aplicada ao sistema intensivo e demonstrar o desenho e a engenharia para tanques e aeração. O tema sanidade também será contemplado na palestra. O americano vai abordar o monitoramento dos animais e as doenças causadas por vírus e bactérias.

Também está confirmada na AquaIn’19 a presença do vietnamita Nyan Taw, que é consultor internacional de cultivo de camarão intensivo e consultor da Federação de Pesca de Mianmar e do Centro de Serviços e Tecnologias de Pesca do Vietnã.  Ele profere a palestra “Cultivo em Fazendas Intensivas com Foco na Biossegurança”. O especialista fala sobre o manejo do sistema intensivo e a implantação comercial de sistema de bioflocos e de sistema recirculação como ferramenta de controle de doença tomando como referência o modelo asiático.

O AquaIn’19 é uma realização do Sebrae e Aquacultura Integtem, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) e da Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Camarão (ANCC) com o patrocínio de Zanatta Estufas Agrícolas e VazFlux, além das empresas Escamaforte, Inve Aquaculture, Guabi Aqua, Trevisan e Novanutri.