Mossoró usará ivermectina, azitromicina e hidroxicloroquina para tratar Covid-19

04 de Junho 2020 - 12h49
Créditos:

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, adotou a recomendação 04/2020 do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN) que faculta ao profissional médico da rede municipal a prescrição de medicamentos como ivermectina, azitromicina e hidroxicloroquina no tratamento da covid-19 na fase inicial da doença. A prefeita Rosalba Ciarlini, a secretária de Saúde Saudade e coordenadores médicos do Município discutiram, exaustivamente, no mês passado, por videoconferência, a recomendação 04/2020 CREMERN.

“A cada dia aumenta o número de médicos relatando êxito com o uso dessas medicações de forma precoce, no início do tratamento, evitando o agravamento da doença e consequentemente evitando internações e superlotações em hospitais. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, está disponibilizando esses medicamentos para que o médico tenha a opção de prescrevê-los, se julgar necessário, com a devida autorização do paciente.” explicou Rosalba Ciarlini. A prefeita ainda foi taxativa que está preocupada em salvar vidas. “Minha preocupação como prefeita e angústia como médica é salvar vidas.”, disse.

Os médicos só prescrevem caso haja consentimento por parte dos pacientes. Os que optarem pelo tratamento devem assinar um termo de consentimento. Os medicamentos serão liberados por meio das farmácias polos do Município.

A Secretaria de Saúde já enviou um ofício circular informando oficialmente sobre a decisão aos profissionais da Rede Municipal de Saúde.