Mossoró sediará 1º Fórum de Desenvolvimento do Semiárido

28 de Fevereiro 2020 - 03h41
Créditos:

O 1º Fórum de Desenvolvimento do Semiárido vai reunir, em Mossoró, ministros, empresários, gestores de órgãos públicos que atuam na região, lideranças dos setores produtivos, representantes de países como Israel, China, Espanha, Estados Unidos, além de universidades e entidades internacionais de fomentos e pesquisa. O presidente da República, Jair Bolsonaro, foi convidado para abrir o evento, no dia 27 de maio, e o vice, Hamilton Mourão, para a solenidade de enceramento, no dia 29 do mesmo mês.

Essas informações sobre o Fórum de Desenvolvimento do Semiárido foram apresentadas pelo deputado federal Eliéser Girão Monteiro Filho (PSL-RN), durante visita ao presidente da FIERN e da Associação Nordeste Forte, Amaro Sales de Araújo, nesta quinta-feira (27), no gabinete da Presidência da Federação das Indústrias.

“Tratamos de um tema, desenvolvimento regional, a respeito do qual a FIERN e a Associação Nordeste Forte têm uma preocupação. Além disso, sempre participamos das discussões que abordam o assunto”, afirmou Amaro Sales, logo depois de receber o deputado. “Esse Fórum que o parlamentar apresentou e está coordenando, certamente será uma oportunidade para a realização de um evento, no Rio Grande do Norte, que deverá discutir uma questão tão relevante para o Estado. A decisão de realizar o Fórum em Mossoró, município reconhecido como a capital do Semiárido, foi oportuna”, acrescentou.

O deputado General Girão coordena a Frente Parlamentar em Prol do Semiárido. “Nas atividades da Frente, identificamos a necessidade de elaborarmos propostas de políticas públicas com foco no Nordeste e, principalmente, no Rio Grande do Norte. Então chamados a Codevasf  (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) para nos assessorar em relação ao que poderíamos fazer , o que apontou para a necessidade de um Plano de Desenvolvimento do Semiárido. E, para isso, haverá esse Fórum de 27 a 29 de maio, em Mossoró”, afirmou o deputado. “As indústrias e empresas dos demais setores, além os órgãos públicos devem participar, porque despertamos até interesse de outros países para essas discussões ”, acrescentou General Girão. Ele explicou que, a partir da discussão do Fórum, será elaborado o Plano de Desenvolvimento do Semiárido.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, vai participar do evento, em maio. O presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão foram convidados e as assessorias estão avaliando se vai ser possível incluir em suas respectivas agendas.

Na reunião desta quinta-feira entre o deputado e o presidente da FIERN também estiveram presentes os assessores parlamentares Emídio Vieira de Melo Filho e Domingos Sávio Batista Guará e o consultor da Federação das Indústrias José Bezerra Marinho.