Messias diz que reunião com Fachin e ministro da Justiça foi “institucional e republicana”

08 de Setembro 2026 - 17h46
Créditos: Emanuelle Sena/ AscomAGU

O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou nesta terça-feira (8) que teve uma conversa “muito institucional e republicana” com o presidente do STF, Edson Fachin. A reunião durou cerca de 30 minutos e também contou com o ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva.

O encontro ocorreu horas após André Mendonça determinar o afastamento do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e do diretor de Inteligência, Leandro Almada. O ministro também ordenou investigações da Corregedoria sobre relatórios de inteligência que monitoravam autoridades.

Segundo apuração da jornalista Andréia Sadi, a AGU avalia que a decisão invade competências da Presidência da República e deve recorrer. O argumento será de que cabe privativamente ao presidente nomear e exonerar o chefe da PF.

No STF, Gilmar Mendes pediu vista do julgamento que analisa a decisão de Mendonça. Antes disso, Kassio Nunes Marques e Luiz Fux haviam votado pela manutenção da medida. O julgamento aguarda agora o voto de Dias Toffoli.

A decisão de Mendonça ocorreu após um relatório apócrifo usado para embasar um pedido de investigação contra ele feito por Alexandre de Moraes. O ministro determinou que a PF apure quem produziu o documento, quem ordenou sua elaboração e se existem outros relatórios semelhantes.

Notícias relacionadas

Últimas notícias