Diante da crise econômica e da instabilidade financeira tão presente no dia a dia do brasileiro, os negócios têm cultivado cuidado e atenção especial no mercado. Muitos setores comerciais caem, demitem funcionários, mas, por outro lado, alguns têm se sobressaído, como é o caso da área de movelaria. Empreender com produtos que estão sempre em alta, sempre sendo comprados, como é o caso de móveis e utensílios domésticos, torna-se um pouco mais fácil, mas também é necessário se reinventar, buscar novidades. E essa é uma nova característica do mercado atual. Independente do setor, é preciso transformar ideias em algo real e ao alcance do cliente.

Em Natal, a Bontempo, empresa especializada em movelaria de alta qualidade, não comercializa apenas móveis, mas ideias. A composição de uma casa ou de qualquer outro ambiente, como um escritório ou clínica, por exemplo, também precisa ser harmônica, bonita e bem pensada. "Nosso mercado está ligado diretamente à construção civil. A desaceleração nessa área impacta o negócio, porém, já é possível observar um horizonte de estabilidade para o próximo ano. Esperamos que seja um período favorável tanto para a empresa, quanto para os clientes, que devem alcançar maior poder de compra", conta o empresário que está à frente da Bontempo Natal, Alexandre Dias.

A arquiteta Flávia Furtado, da Trenna Arquitetura, explica que hoje existem vários perfis de clientes por isso, é preciso que o mercado se reorganize para trazer projetos realmente personalizados e possíveis de serem executados. "Nós, arquitetos, trazemos as ideias, as possibilidades, mas é a situação financeira do nosso cliente que definirá até onde podemos ir. Temos que ter bom senso para apresentar o projeto possível para aquele perfil de cliente, e as lojas precisam também se adequar à essas novas ideias, sem perder, claro, a qualidade que desejamos para a execução do produto", conta a arquiteta.

A Bontempo é uma das empresas mais flexíveis do Brasil, novos projetos e parcerias são lançados de acordo com um cronograma anual definido pela empresa, com o objetivo de estar sempre apresentando novidades e linhas para todos os públicos. Atender demandas específicas de cada projeto faz parte do dia-a-dia da loja. Por isso, há na loja uma grande variedade de cores, revestimentos e acabamentos que estão sempre à disposição dos clientes. "O diferencial da Bontempo é justamente a personalidade que o cliente encontra aqui. Criamos a ideia dos nossos clientes e das arquitetas, materializamos nossos produtos a partir desse conceito. Conseguimos realmente fazer o projeto virar realidade, pois trabalhamos com móveis personalizados, ou seja, fabricados para aquele ambiente, seguindo as medidas necessárias", explica o empresário.