Mercadante toma posse no BNDES hoje com presença de Lula e Dilma

06 de Fevereiro 2023 - 05h56
Créditos:

Aloizio Mercadante (PT) toma posse hoje como presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A cerimônia está agendada para as 10h00, na sede da instituição, no Rio de Janeiro, e será acompanhada por Lula, pelo vice Geraldo Alckmin (PSB) e pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

O economista e ex-ministro do governo Dilma foi aprovado por unanimidade pelo conselho do banco para comandar a instituição. Quando seu nome foi apresentado inicialmente, houve dúvidas sobre se sua participação na campanha de Lula o impediria de assumir o cargo devido a restrições da Lei das Estatais. 

O Tribunal de Contas da União (TCU), porém, declarou não haver impedimento na legislação. A Corte entendeu que a participação de Mercadante “teve natureza meramente intelectual” e não foi remunerada, o que não caracterizaria impedimento para assumir a função.

À frente da BNDES, Mercadante terá a missão de retomar financiamentos para serviços de engenharia no exterior, conforme foi anunciado por Lula no mês passado. Também está entre as tarefas do petista aumentar a oferta de crédito em condições favoráveis ao investimento de pequenas e médias empresas, uma das promessas de campanha do atual presidente. Nas últimas gestões petistas, o banco apoiou grandes empresas em setores considerados estratégicos, seguindo a política dos “campeões nacionais”. Um grande fracasso.

Com informações de O Antagonista e CNN